outras oportunidades
O teu primeiro emprego EURES
06.06.2012
Iniciativa destinada a ajudar os jovens europeus a encontrar emprego num país da União Europeia.
A Comissão Europeia lançou a 21 de Maio de 2012 o projecto-piloto «O teu primeiro emprego EURES», acção que, na sua fase inicial, pretende ajudar cerca de 5.000 jovens a encontrar emprego noutro Estado-Membro da UE, servindo igualmente como balão de ensaio para o processo de transformação da rede EURES (a rede que integra os serviços de emprego dos Estados-Membros) num verdadeiro serviço de emprego pan-europeu.
Tal como anunciado quando da apresentação do Pacote de Emprego, em Abril, a Comissão Europeia pretende reformar a rede EURES de modo a garantir uma maior transparência no mercado de trabalho europeu, permitindo que aqueles que procuram ou pretendem mudar de emprego possam saber onde encontrar as oportunidades de trabalho disponíveis. Além disso, pretende-se proporcionar um acesso mais rápido e em tempo real às ofertas de emprego no espaço da União Europeia, garantindo ainda que os empregadores tenham acesso facilitado à lista de candidatos disponíveis com as competências desejadas.
No âmbito do projecto «O teu primeiro emprego EURES», quatro serviços de emprego da Alemanha, Espanha, Dinamarca e Itália irão ajudar os jovens a procurar trabalho no estrangeiro. Nos termos definidos pela iniciativa, os cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos vão receber informações e ajuda com vista ao seu recrutamento, para além da possibilidade de apoio financeiro para a respectiva candidatura ou formação.
As pequenas e médias empresas, ou seja, as empresas que empregam um máximo de 250 trabalhadores, podem solicitar apoio financeiro para cobrir parte dos custos da formação de trabalhadores recém-contratados e da assistência prestada ao seu processo de adaptação.

Benficiários

Podem beneficiar da ajuda os candidatos que tenham:

- entre 18 e 30 anos
- a nacionalidade de um país da UE
- residência legal num país da UE

Podem também beneficiar de ajuda os empregadores que:

- estejam legalmente estabelecidos num país da UE
- procurem pessoal com um perfil específico que não conseguem encontrar no próprio país
- oferecem contratos de seis meses, no mínimo, e salários e condições em conformidade com o direito de trabalho nacional

Tipos de ajuda prestada

Candidatos a emprego:
- apoio na procura de vagas adequadas para os candidatos e posterior colocação
- financiamento das despesas de deslocação para comparecer a uma entrevista e/ou de mudança para o país onde tenham encontrado emprego

Empregadores:
- apoio ao recrutamento
- no caso das PME (no máximo, 250 trabalhadores), possível prestação de ajuda financeira para cobrir parte das despesas de formação e de integração dos novos trabalhadores recrutados

Como participar

Os interessados deverão contactar o(s) serviço(s) de emprego responsável(is) pela ação «O teu primeiro emprego EURES» no seu país. Se este serviço ainda não existir no seu país, contacte os serviços de emprego de outro Estado-Membro da UE.
Para mais informações, contacte a rede EURES em Portugal.

Saber mais...
Guia «O teu primeiro emprego EURES»
Site «O teu primeiro emprego EURES»
Dossier «Europa 2020»: iniciativa emblemática Juventude em Movimento


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA