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Lançamento do Programa de Formação PME
21.09.2012
Programa Global de Formação, em 5 cidades do país - Braga, Coimbra, Évora, Lisboa e Porto. Lançamento no dia 20 de Setembro, na ADRAL - Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora. Presentes Pedro Pessoa e Costa, Administrador da AICEP e Joana Neves, Directora da AICEP.
A aicep Portugal Global é o organismo nacional de referência no domínio do Comércio Internacional, detendo vasta experiência e conhecimento sobre a atividade das PME, nomeadamente em termos das suas dificuldades e necessidades na expansão do seu negócio para os mercados externos.

Neste contexto, e considerando o interesse demonstrado pelas empresas na promoção, por parte da AICEP, de acções de valorização profissional “à medida”, em áreas específicas do processo de exportação e internacionalização, a Agência dispõe de um Programa Global de Formação, em 5 cidades do país - Braga, Coimbra, Évora, Lisboa e Porto.

Em parcerias com entidades diversas, o programa é constituído por um conjunto de 8 módulos em domínios distintos do negócio internacional, permitindo, deste modo, abranger a diversidade do tecido económico, e sobretudo o saber fazer, ou seja, responder às suas necessidades específicas e respetivo posicionamento em termos de compromisso internacional.

Público- Alvo:

· PME interessadas em iniciar o seu processo de exportação/ internacionalização.

· PME interessadas em alargar o seu compromisso internacional.

Conteúdos do Programa

Módulo I
– Primeiros passos para Exportar /Internacionalizar

Partindo do princípio que os primeiros passos de um processo de internacionalização são a decisão de exportar e a seleção de mercados, pretende-se dotar as empresas de conhecimentos que fundamentem estas decisões.

O processo de internacionalização exige um investimento e compromisso da empresa em termos de tempo, recursos e de esforço financeiro. Daí que antes de iniciar este processo, a empresa deve, numa primeira fase, avaliar a sua capacidade para exportar e o seu grau de preparação para enfrentar o mercado global.

Este módulo inclui um diagnóstico aos diferentes recursos da empresa, nomeadamente em termos organizacionais, humanos, financeiros e comerciais. A partir dele, a empresa será detentora de informação sobre se está preparada para exportar, assim como de ferramentas concretas que permitem fundamentar a seleção de mercados externos, ou se necessita melhorar alguns aspetos para enfrentar tal desafio.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Módulo II – Marketing Internacional

Fornecer aos participantes conhecimentos específicos conducentes ao desenvolvimento de um Plano de Marketing Internacional é o objetivo principal deste módulo. No final da ação, o participante terá desenvolvido competências sobre a perceção do Marketing Internacional na conjuntura atual, assim como conceber as suas estratégias empresariais e comerciais de valorização do seu produto/serviço.

Sumário

Conceitos, Análise do Ambiente e Estratégias.

Ferramentas para a Criação de um Plano de Marketing Internacional.

A Construção de um Plano de Marketing: Como estruturar o Conhecimento Tácito.

Etiqueta Internacional: Os Valores Culturais e Morais como Instrumentos de Valorização Comercial.

Negociação Internacional: Boas Práticas e Estratégias Empresariais na Tomada de Decisão. Simulação de Cenários.

Proposição de um cenário real: Desenvolvimento do esboço dum Plano de Marketing Internacional para as empresas envolvidas na formação.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Módulo III – Importância da Marca no Processo de Internacionalização

A marca é considerada o principal ativo económico e estratégico de uma empresa ou organização. É neste contexto que o presente módulo visa fundamentalmente um duplo objetivo: (i) saber identificar os aspetos-chave ligados ao desenvolvimento e gestão de uma marca; e (ii) saber fazer um bom briefing para uma agência de comunicação.

Sumário

Definir as características da marca da empresa.

Conceito e valor de Marca.

Importância da criação da Marca de uma empresa.

Comunicação e gestão da Marca.

Como fazer um briefing à agência de comunicação.

Work session – discussão de casos práticos.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Módulo IV – Ferramentas de Comunicação e Promoção nos Mercados Externos

O negócio internacional desenvolve-se, hoje, num xadrez cada vez mais complexo e dinâmico. É, pois, fundamental, uma empresa saber tirar partido das ferramentas de promoção mais convencionais, como por exemplo, uma feira, ou das novas tecnologias de informação e comunicação, que constituem verdadeiros desafios comunicacionais e de competitividade, mas também grandes oportunidades para a expansão do negócio internacional. Por sua vez, avaliar o desempenho de tais ferramentas é um imperativo estratégico para que a empresa possa proceder à melhoria contínua em termos de atuação futura.

O presente módulo tem como objetivo saber fazer um Plano de Comunicação e Promoção empresarial destinado aos mercados externos e saber avaliar os respetivos resultados.

Sumário

Definir as dimensões chave de um Plano de Comunicação.

Ferramentas de comunicação e promoção.

Como se faz um Plano de Comunicação.

Novas oportunidades oferecidas pela Internet.

Como preparar a presença em feiras e como avaliar resultados.

Work session – discussão de casos práticos.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Módulo V – Propriedade Industrial e Proteção de Marcas nos Mercados Externos

Os sinais distintivos do Comércio (marca) são modalidades de propriedade industrial que visam proteger e distinguir produtos, serviços e empresas, impedir que outros registem sinal igual ou semelhante, proteger investimentos em inovação, colocar nos objetos a indicação de que estão protegidos, ou ainda definir e implementar estratégias de comercialização.

Este módulo, tem, assim, como objetivo principal sensibilizar as empresas para a necessidade de associar a estratégia empresarial à escolha da mais adequada via de proteção para a sua marca, através da compreensão da importância e das vantagens da proteção dos seus produtos e/ou serviços por marca.

Sumário

Compreender a Marca como modalidade de proteção de Propriedade Industrial.

Descrever o procedimento relativo à via de proteção internacional e comunitária de um pedido de Marca.

Identificar as vantagens e diferenças inerentes a cada uma das vias de proteção.

Conhecer o INPI e os serviços/ferramentas disponíveis às empresas na área das Marcas.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Módulo VI – Como usar indicadores na exportação/internacionalização

O balanced scorecard é um sistema de cariz eminentemente prático que permite à empresa avaliar o seu desempenho em termos de exportação/internacionalização. Assim, manusear um conjunto de indicadores através de metodologia dirigida, com vista à definição de uma visão e de estratégias, gestão do negócio e gestão de desempenho empresarial, é, nos nossos dias, um fator de competitividade internacional.

Sumário

Promover uma Cultura de Partilha das Metas do Organismo.

Minimizar os impactos negativos da reorganização de processos.

Analisar a situação atual do processo de internacionalização da empresa.

Estrutura do Plano de Ação e metodologias de aplicação.

Construção do scorecard da empresa.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Módulo VI – A Logística no Processo de Exportação

O desafio atual de qualquer empresa é crescer de modo competitivo e sustentável, e responder às necessidades da procura, sobretudo da procura internacional, através do fornecimento de produtos e serviços a preços competitivos. Para se atingir tal desiderato quando se fala em exportação, é fundamental que a empresa avalie os custos de transação e seus impactos no planeamento logístico, assim como saiba manusear os indicadores que evidenciam a sofisticação alcançada pelas cadeias produtivas exportadoras.

Sumário

Regras da Contratação Internacional da Compra e Venda.

Incoterms® 2010 e principais diferenças face aos Incoterms 2000.

Legislação e procedimentos aplicáveis aos diversos modos de transporte, formalidades e reclamações e sua articulação com os seguros das mercadorias.

Contrato de compra e venda internacional.

Modos de transporte e suas especificidades.

Guia de transporte.

Práticas e documentos.

Reclamações e procedimentos.

O módulo termina com um período de Perguntas & Respostas.

Condições de Participação


Mapa Geral do Programa de Formação


Locais de Realização e Custos de Participação


Boletim de Inscrição

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Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

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