Concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento - 2014
O concurso de bolsas individuais visa apoiar os melhores investigadores que pretendam desenvolver projetos de I&D para obtenção do grau de Doutoramento, em qualquer área do conhecimento, ou que pretendam prosseguir investigação pós-doutoral de ponta, em unidades de investigação nacionais ou estrangeiras.
Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) - Destinam-se a investigadores doutorados. A duração máxima da bolsa é de seis anos, mediante parecer favorável na avaliação intermédia (feita no fim do primeiro triénio) e disponibilidade orçamental.
Bolsas de Doutoramento (BD) - Destinam-se a licenciados ou mestres que pretendam ingressar num ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor. A duração máxima da bolsa é de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.
Bolsas de Doutoramento em Empresas (BDE) - Destinam-se ao desenvolvimento de trabalhos de investigação em ambiente empresarial, a licenciados ou mestres que pretendam ingressar em ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor. A duração máxima da bolsa é também de quatro anos, não podendo ser inferiores a três meses consecutivos.
Destinatários e Elegibilidade
Podem candidatar-se cidadãos nacionais, de outros estados membros da União Europeia ou de estados terceiros, residentes em Portugal ou de países com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.
Para concorrer a Bolsas de Doutoramento e Bolsas de Doutoramento em Empresas é ainda necessário:
· Ter concluído até 31 de dezembro 2014 uma licenciatura pré-Bolonha ou mestrado pré- ou pós-Bolonha;
· Ter média de licenciatura igual ou superior a 14 ou, tendo média inferior a 14, ser autor de um trabalho original, com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação até ao termo das candidaturas, ou possuir um indicador de realização equivalente;
· Não ter sido selecionados para atribuição de bolsa em qualquer dos Programas de Doutoramento FCT.
Para concorrer a uma bolsa de Pós-Doutoramento é necessário também:
· Ter concluído o doutoramento até 31 de dezembro de 2014;
· Ser autor de uma publicação com arbitragem por pares, já publicado ou aceite para publicação até ao termo das candidaturas, ou possuir um indicador de realização equivalente;
· Ter pelo menos um indicador de produtividade científica por cada três anos após o grau de doutor.
Financiamento
Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados noRegulamento, e quando aplicável, outros complementos de bolsa, tais como, propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde.
As bolsas atribuídas neste concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu, ao abrigo do novo Quadro Estratégico Comum (2014-2020).
Como concorrer e toda a informação