outras oportunidades
-
Portal europeu The Fulcrum
09.03.2015
O novo portal europeu The Fulcrum foi lançado no Royal Festival Hall, em Londres. Este portal propõe-se aumentar a transparência dos contratos públicos de serviços de projecto de arquitectura a nível europeu. The Fulcrum é o resultado de uma iniciativa conjunta das fundações independentes Architectuur Lokaal (NL) e Projeto Compass CIC (UK).

As directivas europeias relativas aos contratos públicos podem ter deficiências semelhantes: a falta de transparência, as barreiras à entrada (exigências desproporcionadas), especialmente para as PME e de montagem dos custos de transação. Estas desvantagens podem afetar os mercados domésticos e comércio transfronteiras no domínio da arquitectura. Na Holanda, nos últimos 18 anos, a Architectuur Lokaal tem vindo a desenvolver um sistema de grande sucesso através de seus Steunpunt Architectuuropdrachten en Ontwerpwedstrijden [Helpdesk para as Comissões arquitectónicas e concursos]. O sistema de assistência a (públicos) clientes e operadores de mercado no sector de arquitectura, promulgando as melhores práticas. Este sistema holandês tem sido apresentado em reuniões internacionais em Nicósia (2012), Dublin (2013) e Vilnius (2013), como parte do programa oficial da Presidência da UE e tem recebido elogios relevantes a nível externo.

Iniciativa NL-UK
Há dois anos, o Grupo Procurment e Reform do RIBA entrou em contacto com a Architectuur Lokaal para explorar as possibilidades de introduzir o sistema Steunpunt no Reino Unido. Dos contactos e conversas preliminares resultou esta iniciativa de estabelecer uma plataforma europeia conjunta de contratos públicos para a arquitectura que adopta o sistema Steunpunt como um padrão de eficaz a nível europeu. Através da nova organização independente sem fins lucrativos, Project Compass CIC, foi criada a contrapartida britânica do Steunpunt. No ano passado o Project Compass CIC estabeleceu um portal Reino Unido com base no sistema Steunpunt. Agora que este portal no Reino Unido tornou-se disponível, é possível passar para o próximo passo transnacional para melhorar o clima de concursos públicos para a arquitectura em toda a Europa. A partir de hoje, o portal holandês e no Reino Unido um pode ser abordado através de um portal europeu: The Fulcrum. Esta plataforma europeia está projetada para acolher os outros países europeus no futuro próximo. Assim, esta iniciativa popular funciona de baixo para cima em direção a uma cultura pública europeia sustentável e transparente dos contratos para a arquitectura.

Reforma dos contratos de Arquitectura
The Fulcrum promove a inovação nos processos de reforma das encomendas de serviços de arquitectura. Promove a transparência do mercado através das fronteiras, incentiva conduta profissional (clientes e operadores do mercado) nos contratos públicos, promulga a simplificação do processo de licitação, aumenta o acesso ao mercado internacional por meio da padronização e certificação voluntária e reduz as barreiras à entrada no mercado para as PME e start-ups.

O recente relatório Public Construction Procurement Trends 2009-2014 (2014), elaborado pela Project Compass demonstra os benefícios da colaboração transnacional com o sistema Steunpunt. Este relatório evidencia algumas deficiências graves do mercado britânico para arquitectura. Ao comparar as conclusões deste relatórios britânicos com um relatório semelhante preparado pela Steunpunt (Trends Aanbesteden van Architectuuropdrachten 2009-2013), é possível comparar as condições de mercado para a arquitectura no Reino Unido e na Holanda. Com o lançamento The Fulcrum este tipos de comparações serão realizadas de forma muito mais acessível.

O interesse internacional
The Fulcrum foi oficialmente apresentado na Sessão Concursos num evento nacional “Heat in the Delta”, organizado pela Architectuur Lokaal, em Amesterdão, em 28 de Novembro de 2014. A apresentação contou com a presença de representantes de organizações de associações ligadas à arquitectura da Bélgica, Bulgária, República Checa, Inglaterra, Estónia , França, Países Baixos, Noruega, Escócia e Turquia. Vários países demonstraram o seu interesse explícito na iniciativa NL-UK. A Architectuur Lokaal e Project Compass CIC convidam os restantes países a juntarem-se à sua iniciativa para profissionalizar e aumentar a transparência do mercado de arquitectura em toda a Europa.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA