outras oportunidades
Abertas candidaturas à participação na Semana Europeia das PME 2015
11.09.2015
Encontram-se abertas as candidaturas à participação na Semana Europeia das PME 2015, uma iniciativa anual da Comissão Europeia, dinamizada no âmbito do ‘Small Business Act’, que tem como objectivo promover a divulgação de actividades que contribuam para fomentar o empreendedorismo na Europa.

A iniciativa pretende dar visibilidade a todo o tipo de acções que concorram para os objetivos do projeto, realizadas em toda a Europa até 31 de Dezembro deste ano.

Podem candidatar-se eventos promovidos por empresas ou entidades públicas ou privadas da envolvente empresarial, devendo a candidatura ser formalizada através de uma plataforma eletrónica própria com a antecedência mínima de um mês em relação à data de realização da actividade.

Em termos de requisitos, todas as actividades candidatas à participação na Semana devem ser enquadradas num tema principal, como por exemplo criação de empresas, apoios, financiamento e incentivos PME, inovação e propriedade intelectual, fiscalidade, internacionalização, cooperação e desenvolvimento empresarial, e podem assumir formatos diversos, como conferências, feiras, jornadas de porta aberta, ateliers, concursos, espaços de networking, brokerage, entre outros.

Todas as acções com candidatura aprovada vão poder beneficiar de uma visibilidade acrescida, associada a uma actividade com grande projecção no espaço Europeu.

Em Portugal, o IAPMEI é a entidade coordenadora desta iniciativa, representante do setor público nacional, sendo a CIP a entidade que representa o sector privado.


Se tem uma actividade enquadrável na Semana Europeia das PME, apresente a sua candidatura através do formulário disponível aqui.



Aceda aqui a informação mais detalhada sobre esta actividade



O que é

A Semana Europeia das PME é uma iniciativa anual da Comissão Europeia, dinamizada no âmbito do ‘Small Business Act’, com o objectivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação na Europa, através da promoção de espaços de informação, conhecimento e parceria em toda a União Europeia.

Todas as actividades desenvolvidas até 31 de dezembro por entidades públicas ou privadas que se integrem nos objectivos da Semana podem projectar a sua visibilidade através da associação ao projecto.


Âmbito

A iniciativa integra um conjunto diversificado de actividades a decorrer nos vários Estados-Membros da União Europeia e ainda em países que se associaram ao projecto como a Albânia, FYROM, Islândia, Israel, Liechtenstein, Montenegro, Noruega, Sérvia e Turquia.

Embora a maior incidência da campanha de comunicação a desenvolver pela Comissão Europeia tenha lugar durante um determinado período de tempo ainda com data por definir em 2015, eventos organizados por empreendedores, empresas, agentes da envolvente, entidades públicas locais, regionais ou nacionais, que decorram até 31 de Dezembro, podem ser submetidos para integrar a Semana Europeia das PME 2015.


Objectivos

• Informar os empreendedores e empresários sobre apoios e programas disponíveis para o seu negócio, a nível europeu, nacional, regional e local;

• Fomentar o espírito empreendedor, encorajando mais pessoas e em particular os jovens a criar o seu próprio negócio;

• Reconhecer o contributo dos empreendedores para a prosperidade a nível Europeu, criação de emprego, inovação e competitividade.


Destinatários

Empresários e potenciais empresários, empresas, jovens, entidades da envolvente, públicas ou privadas, estabelecimentos de ensino, ou outros, enquanto promotores e organizadores de uma ou mais atividades com enquadramento nos objetivos do projecto.


Eventos enquadráveis

Conferências, feiras, eventos de brokerage, jornadas de portas abertas, ateliers, seminários, atividades artísticas, concursos, eventos de intermediação, fóruns de finanças, cursos de línguas para empreendedores, eventos online, networking, entre outros.

A actividade deve ter por base um determinado tema, como por exemplo o empreendedorismo jovem, sénior, feminino, étnico, social, entre outros; incentivos locais, regionais e nacionais para as PME; promoção de programas europeus; cooperação em rede; direitos de propriedade intelectual; inovação; ambiente/eficiência energética; crescimento económico; responsabilidade social das empresas; apoio às empresas; financiamento; start-ups; fiscalidade; encargos administrativos; falência e recuperação de empresas; internacionalização; subcontratação; etc.


Benefícios em participar


A diversidade dos eventos e de temáticas e a divulgação que é feita propiciam um ambiente favorável à interação entre participantes, potenciando a partilha de experiências e de conhecimento, indutores de novas ideias que possam consubstanciar novas actividades empresariais ou de expansão das existentes.

As entidades promotoras dos eventos registados no âmbito da Semana Europeia das PME terão a oportunidade de dar a conhecer a sua actividade e os seus produtos/serviços, a partir de uma plataforma que beneficia de uma grande visibilidade.


Como participar?

Qualquer entidade pública ou privada pode submeter todas as actividades que realize, desde que tenham enquadramento nos objectivos da Semana Europeia das PME.

O registo de actividades deve ser efetuado online, através de plataforma eletrónica própria, com um mês de antecedência, relativamente à data da sua realização.

Após validação e aprovação pelo Coordenador Nacional da iniciativa, dos eventos propostos, os promotores terão acesso a materiais de promoção, incluindo o logótipo da Semana Europeia das PME 2015 e grafismo associado.


Coordenadores nacionais

Esta iniciativa da Comissão Europeia é assegurada em cada Estado-Membro por Coordenadores Nacionais.

O IAPMEI é em Portugal o representante do sector público para o projecto.




Ou contacte:

IAPMEI
Helena Moura
helena.moura@iapmei.pt
Tel.: 213836160/6228



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

TERÇAS TÉCNICAS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA