outras oportunidades
-
ESPON 2020- Convite à apresentação de propostas de Análise Orientada
11.01.2016
A data-limite para as partes interessadas apresentarem propostas na primeira fase de Análises Orientadas é 9 de Março de 2016.

O ESPON EGTC convida à apresentação de propostas de Análise Orientada (‘Targeted Analysis’) no âmbito do Programa de Cooperação ESPON 2020.

As Análises Orientadas do ESPON visam trazer a perspetiva europeia aos processos de formulação de políticas e programas relacionados com o desenvolvimento territorial e coesão.

As partes interessadas (‘stakeholders’) ​​podem apresentar propostas para Análises Orientadas que atendam às exigências e necessidades específicas das suas políticas para a obtenção de evidências territoriais ‘sob medida’ num contexto territorial mais amplo. As partes interessadas que poderão apresentar propostas são os decisores políticos e profissionais aos níveis administrativos nacional, regional e local, assim como autoridades de gestão e secretariados para os programas financiados pela União Europeia.

As Análises Orientadas utilizam evidências territoriais na prática concreta, com o objetivo de contribuir diretamente para informar as decisões políticas relacionadas com o desenvolvimento das regiões, cidades e territórios mais amplos.


Como funciona?

As partes interessadas desenvolvem propostas de projetos e submetem-nas ao ESPON EGTC para avaliação. No caso das propostas selecionadas, o ESPON EGTC propõe e oferece a necessária experiência analítica a essas partes interessadas.

A Análise Orientada será desenvolvida reunindo partes interessadas e peritos, combinando o conhecimento e a experiência das partes interessadas selecionadas com as evidências territoriais europeias disponíveis no âmbito do tema da análise proposta.

Pressupõe-se que a Análise Orientada, uma vez iniciada, deve apresentar resultados em 12 meses.


Como apresentar propostas?

A data-limite para as partes interessadas apresentarem propostas na primeira fase de Análises Orientadas é 9 de Março de 2016.

As propostas devem ser apresentadas por meio de um formulário eletrónico, disponível no site do ESPON. Encontra-se também disponível um guia de orientação para auxiliar a preparação de propostas das partes interessadas.

As propostas podem ser apresentadas por agrupamentos de partes interessadas partilhando uma necessidade de análise comum, bem como por partes interessadas individualmente. É também possível incluir organizações representativas relevantes de nível europeu na implementação e direção de uma Análise Orientada.


Como serão os projetos selecionados?

Durante 2016, um máximo de seis propostas podem ser selecionados para implementação. A seleção basear-se-á nos critérios de seleção incluídos no guia de orientação. É importante que os candidatos considerem cuidadosamente a sua proposta de projeto no contexto desses critérios e que preencham na íntegra o formulário.


Quem contactar para mais informações?

O ESPON EGTC está disponível para prestar esclarecimentos gerais no processo de elaboração de propostas por parte dos interessados. Quaisquer questões poderão ser remetidas para application@espon.eu

Mais informação.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA