concursos nacionais
-
barbiniarquitectos
BARBINIARQUITECTOS PREMIADOS EM CONCURSO PROMOVIDO PELO POLIS LITORAL NORTE
15.06.2010
Foi anunciado o resultado do Concurso Público de Concepção para a "Elaboração do Projecto de Requalificação da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo - Núcleo do Cabedelo", promovido pelo POLIS Litoral Norte.

Classificação dos trabalhos:
1º lugar: barbiniarquitectos,Lda
2º lugar: Arquitrave, Lda/ Terramorfose, Lda/ Engisplan, Lda
3º Lugar: Impromptu Arquitectos, Lda
4º Lugar: Proengel - Projectos de Engenharia e Arquitectura, Lda


De acordo com a memória descritiva, o trabalho vencedor estabelece como elemento estruturante de toda a proposta a ligação entre Esposende a Caminha através de uma "ecovia do litoral" - que integrava já o Plano Estratégico para a Intervenção de Requalificação e Valorização do Litoral Norte - , ao longo da qual serão projectados equipamentos destinados a actividades de lazer ligadas ao rio e ao mar, enquadrada por um conjunto de medidas que promovem o reequilíbrio do sistema ecológico do Cabedelo.

"A área de intervenção do programa Polis Viana, para a praia do Cabedelo, incide sobre uma área que envolve a margem sul da Foz do Rio Lima: um sector de território costeiro que entra para o interior cerca de 650 metros, englobando o sector de praia e toda progressão do sistema dunar, marcado pela ocupação do Pinhal costeiro na paleoduna estabilizada.

A necessidade de reequilibrar o sistema natural, em harmonia com um potenciamento e reorganização das actividades desportivas de lazer ligadas ao rio e ao mar, determinou a seguinte proposta:

1. Medidas que promovam uma reequilíbrio do sistema ecológico do Cabedelo, com acções de recuperação e protecção dos sistemas dunares, renaturalização de áreas degradadas (plataforma do Cabedelo; parte da duna primaria, da duna cinzenta e da duna estabilizada).
2. Implantar, na área de intervenção, a chamada “Ecovia do litoral”, um elemento linear de ligação entre Esposende e Caminha, proposta pelo Plano Estratégico para a Intervenção de Requalificação e Valorização do litoral norte.
3. Criar um conjunto de equipamentos (edifícios modulares em madeira e aglomerado de cortiça) de apoio as diferentes actividades, ao longo da Ecovia."
barbiniarquitectos

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA