concursos internacionais
-
-
-
-
-
Villa Galo-Romana de Séviac
13.12.2011
O primeiro prémio do Concurso Internacional por Pré-selecção para o Projecto de Protecção e Musealização da Villa Galo-Romana de Séviac, em Montréal du Gers, França, foi atribuído ao arquitecto João Luís Carrilho da Graça.

O concurso, promovido pelo S.I.V.U. Elusa-Séviac oferece a oportunidade de criar um sistema de protecção das ruínas da villa, onde os elementos mais importantes são os pavimentos em mosaico.
A villa galo-romana de Séviac, localizada na região Midi-Pyrénées em Montreal du Gers, foi inicialmente descoberta no século XIX e é monumento classificado desde 1978. As escavações realizadas nas ultimas quatro décadas colocaram a descoberto uma estrutura de villa romana que teve o seu maior desenvolvimento no baixo império romano nos séculos III e IV d.c.

conceito
A proposta caracteriza-se pela criação de um volume, uma cobertura que flutua e se dissolve no ar, sobre o planalto onde se localiza a villa galo-romana.
A sua geometria resulta da necessidade de protecção das zonas mais sensíveis da villa com pavimentos em mosaicos. Este carácter abstracto enfatiza um pressuposto desejado - a forma da cobertura afasta-se de qualquer semelhança com o preexistente, de modo a criar uma clara clivagem e emancipar o valor das ruínas romanas.

espaço
A cobertura, colocada a 2,5m do pavimento, acentua a subtil depressão existente no terreno resultante das escavações arqueológicas. Desta forma, a irregularidade dos vestígios arqueológicos é colocada em evidência relativamente ao plano translúcido e contínuo da cobertura.

estrutura
Os apoios da cobertura são cirurgicamente posicionados não interferindo com áreas de pavimento em mosaico e suportam um sistema de treliças metálicas com uma altura média de 2m, envolto em tela translúcida, o que permite sugerir uma atmosfera volátil mas simultaneamente consistente.
Um outro volume em vidro envolve uma construção realizada no final do século XX. Neste espaço localizado antes da entrada da villa e ao longo da antiga estrada romana funcionará o espaço de recepção e introdução ao tema.

autor João Luís Carrilho da Graça
colaboradores Francisco Freire, Vasco Melo, Mariana Salvador, Nuno Castro Caldas
design gráfico P-06, Nuno Gusmão
arquitectura paisagista Victor Beiramar Diniz
engenharias SETTEC, Société d’Études Techniques; Yac, Ingenierie; Ravennantica s.r.l.
promotor S.I.V.U. du pôle archéologique d’Elusa-Séviac
custo 2 360 500€
data 2011 -

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA