concursos internacionais
-
-
-
-
-
-
Europan 11. Resultados
15.12.2011
Proposta de equipa de arquitectos de França, com uma associada portuguesa, foi a melhor na resolução das “relações entre territórios e modos de vida – que arquitecturas para cidades sustentáveis?” no único sítio em Portugal a concurso nesta edição Europan.

Connectivity – From Place to Territory foi a designação do programa de intervenção em Guimarães, para a reabilitação e reconversão de uma das entradas na cidade, Silvares, equacionando temas ambientais, de acessibilidade e a criação de um pólo de novas actividades urbanas.
A parceria constituída para apoio financeiro ao concurso inclui a Câmara Municipal de Guimarães, a Fundação Cidade de Guimarães 2012 e o IHRU.
De entre 26 propostas entregues e aceites a concurso, o Júri distinguiu ainda uma menção honrosa e três citações especiais.

Prémio
A proposta com o título 270° Landscape, Regeneration of an Urban Sequence foi desenvolvida por uma equipa de arquitectos franceses coordenada por Philippe-Serge Sepulveda, associado a Florent Chiappero, Olivier Ménard e Cédric Bouteiller, e a Maria João Pita (de Portugal) arquitecta urbanista.
Na avaliação da proposta, o Júri referiu a “análise bem feita, compreensível e de utilidade para discussão e desenvolvimento posterior. Responde à questão da centralidade com uma imagem e funções atractivas. O projecto dá significado à estrutura viária e tem intenções claras, por exemplo no “boulevard” central, podendo ter utilização flexível com uma lógica de execução faseada.”

Menção Honrosa
O segundo classificado é uma equipa portuguesa coordenada pelos arquitectos Daniel Duarte Pereira e Fernando Ferreira (PT), com a colaboração da arquitecta Gabriela Silva e dos estudantes de arquitectura Sara Ferreira e Daniel Macedo.

Três citações especiais
Foram atribuídas a equipas coordenadas pelos arquitectos portugueses:
João Paulo Araújo Peixoto, Sara Moura Martins e Joana Nunes.

No estrangeiro
Arquitectos portugueses obtiveram resultados importantes em locais no estrangeiro:
- uma Menção Honrosa (ou um segundo prémio, de acordo com a terminologia adoptada localmente) em Allerød (Dinamarca) para Jennifer Gomes e Raquel Viula e os seus colaboradores;
- um Prémio e uma Citação Especial, na Suécia e na Noruega, respectivamente, para equipas coordenadas por um arquitecto belga e uma arquitecta espanhola que integraram membros portugueses.

Mais informação e relatório do Júri em www.europanportugal.pt e www.europan-europe.com.

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA