concursos internacionais
-
-
-
-
-
-
-
BADEL BLOCK COMPETITION | 1º prémio para atelier português
08.06.2012
O atelier PABLO PITA architects, dos arquitectos Pablo Rebelo and Pedro Pita, venceu o 1º Prémio do International BADEL BLOCK COMPETITION, Zagreb, Croácia.

Memória Descritiva

A Intervenção no Quarteirão Badel parte de um conceito-chave: o núcleo. A existência no seu interior de uma estrutura como o edifício da antiga destilaria define a proposta. Este é o foco e estabelece uma oportunidade de desenvolvimento de uma nova estrutura que potencie novas rotinas a partir de um novo valor urbano. O Núcleo como Ícone Vivido.
A área de actuação situa-se na zona Este de Donji Grad, a baixa de Zagreb. Uma zona com um marcado padrão urbano e uma clara tipologia de quarteirão. O terreno encontra-se no entanto numa zona de transição onde edificados devolutos contribuem para a falta de definição urbana. Uma zona em espectativa com uma importante herança industrial e com potencial de evoluir para um novo foco aglutinador neste contexto urbano.
A solução surge da sobreposição de estes dois pontos: o conceito + o contexto. A necessidade de uma estrutura forte de carácter icónico e a sensibilidade para compreender a sua morfologia urbana, potenciando as suas qualidades.
É definido um quarteirão com múltiplos usos com um centro cultural e um parque como premissas estruturais. Um núcleo verde que pode ser vivido, com atravessamentos pedonais e oferta de restauração e comércio. Um novo valor para novos fluxos urbanos, sempre com a presença da sua memória e herança industrial. A antiga destilaria reconvertida num centro cultural destaca-se do conjunto, oferecendo novos espaços exteriores que não só geram novas rotinas sociais na comunidade mas também atraem novos visitantes.
A proposta define um perímetro construído amarrado aos edifícios existentes e consolidando as ruas periféricas. Esta consciência urbana é um dos princípios chave na procura de uma solução atrativa para viver, trabalhar e visitar.
Os múltiplos usos existentes definem a morfologia do quarteirão quebrando em diversos segmentos para a possibilidade de uma construção faseada e uma escala urbana acertada. Diferentes formas, diferentes tamanhos e diferentes usos. A continuidade-descontinua que define as cidades – com enfiamentos e passagens que convidam a visita ao interior do quarteirão.

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA