concursos internacionais
-
-
-
Architecture At Zero
09.11.2012
Uma equipa de arquitectos do Porto venceu uma das categorias do concurso internacional “Architecture At Zero“, na Califórnia, Estados Unidos, que visa promover construções que reduzam dependência da energia eléctrica.

“Cactus” é o nome do projecto português para uma residência de estudantes para o campus universitário de Merced, na Califórnia, um desafio lançado pela divisão de São Francisco do American Institute of Architects, em resposta à necessidade de, até 2020, todos os novos edifícios residenciais obedecerem a metas de poupança energética muito exigentes.

“Este é um concurso meramente de ideias, mas é também uma forma de perceber quais são as soluções possíveis para atingir metas de redução de 50% a 75% de utilização de energia da rede eléctrica”, explica a arquitecta Guida Gonçalves, uma das integrantes do grupo.

No “Cactus”, que se inspirou na capacidade dos cactos para sobreviverem em condições agrestes, a equipa utilizou painéis fotovoltaicos, turbinas e, a exemplo do que acontece com a planta, projectou conservar água na cave, para a refrigeração do edifício.

A equipa de 5 arquitectos e 5 estudantes foi organizada pelo japonês Ren Ito, que, depois de trabalhar no ateliê de Siza Vieira, se estabeleceu como arquitecto independente.

O trabalho, feito entre Junho e 1 de Outubro, à custa de muitas reuniões, venceu o projecto para a residência universitária, enquanto uma equipa norte-americana ganhou o desafio para a construção de um edifício administrativo.

O grupo era muito diversificado, explica Guida Gonçalves. “Há arquitectos que integram o grupo para exercer a sua criatividade; para outros – caso dos estudantes –, esta é uma forma de entrar em competição internacional; e há ainda quem utilize isto como meio de aumentar o seu currículo, enquanto vai procurando novos trabalhos”, diz.

Guida Gonçalves desconhece se alguma vez o edifício que planearam virá a ser construído, apesar de o terreno existir e de a vontade de aí erigir um equipamento ser real. ”Ficou o nosso projecto, ficaram com os nossos contactos, quem sabe…”

Fonte: Porto 24




Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA