concursos internacionais
-
concurso Archiprix
22.03.2013
candidaturas até 30 de Junho


O concurso Archiprix tem origem na Fundação Archiprix criada em 1979 a partir da cooperação entre as instituições de ensino superior holandesas com formação em arquitectura, arquitectura paisagística e urbanismo: Delft, Eindhoven, Wageningen, Amsterdam, Arnhem, Groningen, Maastricht, Rotterdam e Tilburg.

Archiprix é um concurso para finalistas de arquitectura, anual, de carácter não comercial, que premeia as melhores teses de projecto apresentadas em cada ano académico.

Criado no início de 2013, o Archiprix Portugal está enquadrado na rede internacional da Fundação Archiprix e tem financiamento próprio. A rede internacional Archiprix integra os concursos Archiprix a nível nacional existentes na Holanda, Chile, Europa Central, Turquia, Itália, Rússia e Singapura, e o concurso Archiprix Internacional, com abrangência mundial.

A Ordem dos Arquitectos associa-se a este concurso nomeando um dos membros do júri e participando na sua organização e divulgação.

O Archiprix Portugal tem como objectivos principais:

- expôr nacional e internacionalmente os novos talentos da arquitectura portuguesa;
- estabelecer um diálogo dinâmico entre académicos e profissionais;
- divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas de arquitectura em Portugal;
- promover a qualidade e diversidade da nova arquitectura nacional.

A difusão e articulação do concurso Archiprix Portugal com os candidatos de todas as escolas de arquitectura de Portugal são realizadas através da internet. A inscrição e submissão da candidatura serão feitas através do website, de forma digital e a custo zero.

Os professores orientadores das teses devem eleger um candidato para cada concurso anual. A nomeação deve ter em consideração que o objectivo do concurso é distinguir os projectos de mestrado que revelem um pensamento independente, eclético e visionário.

Integrado na rede internacional Archiprix, o Prémio Archiprix Portugal foi instituído pela Fundação Serra Henriques e pela Fundação Archiprix Holanda envolvendo, de forma plural e independente, os docentes das universidades portuguesas, as associações académicas e instituições da área de arquitectura no processo de selecção, acompanhamento e avaliação dos projectos candidatos.

A Comissão Executiva do Archiprix Portugal faz a ligação com a rede internacional e pretende difundir os premiados nacionais nos mesmos veículos de difusão que têm colaborado com a Fundação Archiprix.


Conheça o website do Archiprix Internacional e o website do Archiprix Portugal






Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA