concursos internacionais
-
ACCESSIBLE EVERYDAY | ACESSÍVEL TODOS OS DIAS
11.10.2013
A Associação dos Arquitectos da Dinamarca está a organizar um concurso com o objetivo de encontrar ideias funcionais e inovadores para a concepção de acessos livres para as entradas dos edifícios. As entradas dos edifícios sem nivelamento e totalmente acessíveis constituem um pré-requisito básico para que a sociedade se desenvolva numa direção mais igualitária, de modo a que homens e mulheres com deficiência física tenham a mesma acessibilidade que todos os outros membros da sociedade.

A proposta para o concurso deverá responder ao seguinte desafio: criar entradas dos edifícios sem nivelamento.
A proposta deve demonstrar como criar entradas para os edifícios, apresentando soluções para que as águas das chuvas não consigam entrar nos edifícios e que a entrada dos edifícios funcione como isolamento eficiente contra o calor e o frio.

Um dos grandes desafios na criação de entradas para edifícios é a cada vez maior severidade das condições climáticas, que incluem temperaturas extremas e níveis de precipitação mais elevadas, e o risco associado de enchentes. A consequência mais frequente é a elevação das entradas para um nível superior e a instalação de pisos ou molduras para impedir a entrada de água.

Um maior enfoque na sustentabilidade e eficiência energética também traz maiores exigências sobre a capacidade das entradas dos edifícios para isolar e vedar. As mesmas exigências aplicam-se tanto ao aquecimento como arrefecimento dos edifícios .


Requisitos proposta
A proposta deve, clara e simplesmente, responder às questões colocadas pelo desafio, procurando apresentar soluções para o desafio apresentado.
As propostas podem ser apresentadas na forma de textos, fotografias, ilustrações ou vídeo.
Os ficheiros podem ter um tamanho até 20 MB.


Critérios de avaliação

O júri vai estar a analisar os seguintes aspectos:

• Inovador - soluções conhecidas estão a ser usadas de uma forma nova e diferente?
• Funcional - pode a proposta trabalhar com a realidade, não só em termos de acessibilidade design e projecto, mas também em termos de prevenção contra as enchentes e as exigências em termos de isolamento dos edifícios?
• Universal – poderá a proposta pode ser utilizada em diferentes partes do mundo, e em vários tipos de edifícios?


O júri

Stig Langvad
Natalie Mossin
Annette Krath Poulsen
Susanne Nour Magnusson
Camilla Ryhl
Carsten Lykke Graversen

Prémios

1 º Prémio
Apresentação da proposta vencedora no Congresso Mundial de Arquitectura, em Durban, África do Sul, entre os dias 03 e 07 de Agosto 2014. A apresentação será planeada em colaboração com a Associação dos Arquitetos da Dinamarca. O prémio inclui viagem e alojamento em Durban perfazendo um valor de DKK 30.000 (4.021,63 euros).

2 º Prémio
DKK 10.000 (1.340,54 euros)


3 º Prémio
DKK 5000 (670,271 euros)


Prémio semanal
Cada semana há um prémio para a melhor proposta da semana.


Contactos e Informações

The Danish Architects' Association:
Martin Yhlen
E: myh@arkitektforeningen.dk
T: +45 22643817

Innosite:
Kasper Egeberg
E:ke@dac.dk
T: +45 22580975
https://www.innosite.dk/start.php



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA