concursos internacionais
-
Projecto de reabilitação de aldeias históricas no Butão, por uma equipa de especialistas portugueses
08.01.2015
Em Janeiro de 2015, uma equipa especializada em reabilitação de construções antigas inicia trabalhos de inspecção, diagnóstico, levantamento arquitectónico e avaliação estrutural de um conjunto de duas aldeias históricas no Butão, país que faz fronteira com a Índia e com o Tibete.

A equipa portuguesa que ganhou o concurso resulta de uma parceria entre a engenharia civil - NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património, e a arquitectura - Atelier in.vitro.

Apoiado pelo Banco Mundial, este projecto tem como objectivo caracterizar arquitectónica e construtivamente os vários edifícios das aldeias, analisar o seu estado de conservação, e avaliar o seu comportamento estrutural, particularmente no caso da ocorrência de um sismo.

A tradição construtiva deste país envolve a utilização, na maioria dos edifícios, de estruturas de madeira e de terra compactada. “Estas construções, em estrutura de madeira e terra, são normalmente muito vulneráveis à ação dos sismos.

Contudo, quando determinados pormenores construtivos são implementados, o seu comportamento melhora significativamente, sendo esse um dos objectivos deste trabalho”, refere Tiago Ilharco, do NCREP, um dos responsáveis do projecto.

A possibilidade de caracterizar construções tão singulares como as do Butão, e de documentar técnicas construtivas tradicionais, é um “contributo valioso para a salvaguarda do património, e que seguramente enriquecerá o conhecimento técnico da equipa”, refere Joana Leandro Vasconcelos, do Atelier in.vitro, responsável pela equipa de arquitectura do projecto.

O projecto contempla ainda a análise do genius loci destas aldeias, aferindo nomeadamente as características socioculturais, históricas, de linguagem e de hábitos que as definem, e que passará pela identificação dos aspectos sociais e das práticas associadas à construção destes edifícios.

O objectivo deste projecto, com a duração de 3 meses e que envolverá trabalho de campo de 1 mês, é garantir a salvaguarda desta arquitectura vernacular com elevadíssimo valor patrimonial e histórico e, simultaneamente, melhorar as condições de funcionalidade, de conforto e, particularmente, de segurança estrutural das construções.

O desenvolvimento dos trabalhos poderá ser acompanhado a partir de Janeiro de 2015, no website e facebook do NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e do Atelier de Arquitectura in.vitro.



Mais informações:

www.ncrep.pt | www.invitroarquitectura.com


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA