concursos internacionais
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Ricardo Bak Gordon e Architekturbüro Garrigues Maurer GMBH vencem concurso na Suiça
22.05.2015
O 1º prémio do concurso para a remodelação da escola secundária de Romanshorn-Salmsach (Sekundarschulgemeinde Romanshorn-Salmsach) foi ganho em parceria por Ricardo Bak Gordon e o atelier Architekturbüro Garrigues Maurer GMBH.

Esta é a última etapa de um processo de participação em concursos por prévia qualificação que a Bak Gordon iniciou no ano de 2012. Nessa fase fizeram-se propostas para o novo “Campus SUPSI” em Mendrisio, para a ampliação do centro escolar “Oberstufenzentrum Weiden” em Rapperswill-Jona e para a remodelação e ampliação da “Sekundar-Schulanlage Halden” em Opfikon.

À semelhança destas participações, o concurso para a requalificação da escola de Romanshorn-Salmsach foi realizado em duas fases: uma prévia qualificação por currículo e uma fase de projecto. Da primeira fase foram selecionadas 11 equipas de um universo de 37 candidaturas.

A segunda fase do concurso consistia na elaboração de um projecto para a requalificação da escola secundária da comunidade de Romanshorn, situada no cantão alemão de Turgóvia, nas margens do lago de Konstanz, no norte da Suíça.

A escola actual está integrada numa área urbana junto com outros estabelecimentos educativos e é composta por três edifícios construídos em diferentes épocas. O caderno de encargos previa a demolição integral de parte substancial da escola, pois considera que as actuais instalações não se adequam mais aos novos modelos de ensino e aprendizagem. Um contexto aliás, que tem vindo a despoletar a reconfiguração de vários estabelecimentos de ensino, um pouco por toda a Suíça.

A proposta consistiu na construção de um edifício compacto, regrado, que toma um dos edifícios remanescentes para partindo dele se expandir e gerar toda uma nova configuração holística da escola. Desta forma, foi possível responder eficazmente ao programa do concurso e reinventar a memória do que fica naquele lugar.

O programa está disposto em três pisos no perímetro do edifício de planta quadrada, onde um dos lados é o pavilhão existente, e em que o centro congrega em torno de um pátio generoso, os espaços sociais e de encontro da escola.


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