concursos internacionais
-
26º Concurso Pladur
14.12.2015
até 12 de Abril de 2016

Para esta 26ª edição do concurso, o desafio que a Pladur® propõe é o de desenhar um pavilhão como espaço versátil e sensorial.

A TUA IMAGINAÇÃO NÃO TEM LIMITES

Imagina como se podia usar este pavilhão em diferentes contextos sociais, culturais e climatéricos. Sem uma localização concreta, num lugar não estático. Podia albergar uma exposição de arte em Barcelona, uma projeção audiovisual em Lisboa, uma apresentação publicitária em Madrid, um evento social frente ao mar?

Partindo de um programa básico e umas condicionantes prévias, o desafio será desenhar um pavilhão; sem determinar a sua localização nem a sua utilização.

O único limite que te colocamos é a tua imaginação.

A finalidade é promover os vínculos entre a arquitectura e outras disciplinas. Por isso conceitos como inovação, versatilidade, sensorial, refúgio, luz ténue, descanso, tecnologia, redes sociais, terão presença no pavilhão.

Programa e Condicionantes

O Pavilhão deverá desenhar-se para poder ser desmontado na sua maior parte. Além de utilizar Sistemas Pladur® deverão utilizar-se também outros materiais recicláveis de modo a reduzir o impacto no meio ambiente.

Deve-se prestar especial atenção às fundações ou bases de suporte de acordo com as condições estruturais, quer seja um terreno no exterior, uma cobertura de um edifício, ou um forjado.

Como parte integrante do desenho, a eficiência energética, o isolamento acústico e térmico e a racionalidade de actuação, serão pontos a ter em conta para a avaliação das propostas.

O Pavilhão deverá garantir um espaço coberto e protegido das intempéries. Como limite máximo de superfície coberta estabelecem-se 500 m².

- Projetar-se-á uma área de recepção e informação para os potenciais visitantes, onde se desenrolarão tarefas de atenção ao público tanto para dar informações sobre o lugar onde se localiza o pavilhão, como sobre as experiências que se podem usufruir nele.

- Espaço de exposição que necessariamente tenha relação com o espaço exterior.

- Pequeno auditório com capacidade para 25 pessoas.

- Espaço destinado a vending com zona de auto-serviço.

- Zona de casa de banho.

- Zona de descanso.

- Zona de conectividade.

- Espaço flexível para experiências várias. Esta função não requer ambientes fechados, pelo que a continuidade visual e espacial será predominante.


No Pavilhão e à sua volta poder-se-ão efetuar actividades como projecções e exposições digitais. Também se poderão programar outro tipo de actividades culturais, de modo a que o público se possa apropriar espontaneamente do lugar, aceitando o desafio de conseguir bom desenho com economia de recursos.

Pretende-se conseguir uma actuação em que se tratará de explorar todas as possibilidades técnicas, práticas e plásticas dos sistemas de tectos, revestimentos e divisões interiores de Sistemas Pladur®. Também se avaliará a correcta resolução de encontros entre os sistemas Pladur® e outros possíveis sistemas construtivos apresentados no pavilhão.


Material de Apoio

A Pladur® colocará à disposição dos participantes a página web www.atuaimaginacaonaotemlimites.com e o correio electrónico concurso@pladur.com para resolução de dúvidas.

Sessão de apresentação
20 de Janeiro de 2016, auditório 2 (EA2.07), pelas 14h30.

Sessão de esclarecimento
24 de Fevereiro de 2016, auditório 2 (EA2.07), pelas 14h30.

Entrega do trabalho
Todos os trabalhos devem ser entregues até 12 de Abril de 2016.

Júri local

13 de Abril de 2016, às 15h30.

Participantes e Inscrição

Poderão participar todos os alunos matriculados oficialmente nos cursos 3º, 4º, 5º e Mestrados de todas as Escolas Técnicas Superiores e Faculdades de Arquitectura de Espanha e Portugal inscritas na presente edição.

Poderão participar todos os alunos que tiverem matrícula em vigor no ano lectivo em que se realiza este concurso.

Para poder apresentar os trabalhos a concurso é requisito indispensável um registo prévio do aluno no ponto INSCRIÇÕES da página web da Pladur® www.atuaimaginacaonaotemlimites.com

Através deste registo, atribuir-se-á a cada participante um código que será necessário incluir no sobrescrito fechado sob Lema, que se junta a cada trabalho. Os projectos poderão ser apresentados individualmente ou em equipa, no máximo 4 representantes por equipa (será necessário incluir no sobrescrito fechado sob lema tantos códigos de participação como integrantes da equipa).

No caso de trabalhos em equipa, os participantes poderão pertencer a Escolas diferentes, desde que o projecto que apresentem o faça única e exclusivamente ao abrigo de uma das universidades participantes no concurso.


mais informações: www.atuaimaginacaonaotemlimites.com



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA