outros prémios nacionais
-
© Nelson Garrido
Siza Vieira vence prémio de Arquitectura do Douro
19.04.2011
Álvaro Siza recebeu o prémio de Arquitectura do Douro, com o armazém de envelhecimento de vinho projectado para a Quinta do Portal.
Lançado em 2006 pela Estrutura de Missão do Douro (EMD), o concurso tem como objectivo estimular as obras arquitectónicas da paisagem classificada pela UNESCO em 2001, bem como incentivar as boas práticas arquitectónicas e de ordenamento do território em paisagens.

Com um investimento de quatro milhões de euros, o edifício de Álvaro Siza foi inaugurado pelo primeiro-ministro a 6 de Outubro de 2010 e abarca as três áreas de actividade da quinta, a vinha, vinificação e turismo. O arquitecto utilizou materiais do Douro de forma a enquadrar o edifício na paisagem.

O edifício possui uma área de implantação de 2050 metros quadrados e uma área de construção de 4722 metros quadrados de betão e aço.

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas à Adega do Vallado, da responsabilidade do arquitecto Francisco Vieira de Campos da "Menos é Mais - Arquitectos Associados", e à Capela de Travassos, do arquitecto Paulo Moura, ambas localizadas no Peso da Régua.

O júri do prémio foi composto por representantes da EMD, da Direcção Regional de Cultura do Norte, do Turismo de Portugal, da Ordem dos Arquitectos e pelo arquitecto António Belém Lima (que venceu a última edição com o Museu da Vila Velha, em Vila Real).

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA