outros prémios nacionais
-
Entrega do Prémio Bienal de Arquitectura e Urbanismo de Loulé 2011
25.05.2011
27 de Maio, 18h, Salão Nobre dos Paços do Concelho
O galardão destina-se a premiar obras novas, conjuntos e espaços verdes de utilização colectiva cuja concepção e qualidade sejam relevantes, assim como obras de recuperação e reabilitação cuja intervenção mereça destaque pelo respeito do património, bem como pela integração ambiental e pela sustentabilidade do imóvel. Para o reconhecimento da qualidade arquitectónica e urbanística de cada intervenção foi dada uma especial importância aos aspectos do enquadramento e articulação com a envolvente, à criatividade e originalidade e ao rigor na construção.

Assim, nesta sessão serão atribuídos dois prémios, respeitantes à categoria “Obra Nova” (intervenções não condicionadas por preexistência na área de intervenção). Serão ainda concedidas três menções honrosas – duas na categoria de “Obra Nova” e uma na categoria de “Obra de Recuperação e Reabilitação” (intervenções que respeitem as características originais do edifício existente e que conciliem linguagens actuais com preexistências).

Este é um prémio bienal, que pretende contemplar as obras concluídas, com licença de utilização ou auto de recepção provisória, consoante se trate de entidade pública, obra particular em edifício ou de urbanização, correspondentes ao biénio anterior ao ano da sua atribuição.

O júri constituído para este Prémio integra o vereador Joaquim Guerreiro, em representação da Câmara (presidente), Guilherme Oliveira Martins, na qualidade de munícipe de reconhecido prestígio nomeado pela Autarquia, o deputados municipal Albano Torres, em representação da Assembleia Municipal, Rui Alves, representante da Ordem dos Arquitectos, Diogo Mateus, da Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses, Jorge Coelho, da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, e Sofia Pontes, Chefe de Divisão de Reabilitação e Intervenção Urbana da Câmara Municipal.

Os premiados vão receber um valor pecuniário no montante de €1 000 para cada categoria, a dividir em partes iguais entre o promotor e o(s) autor(es) do projecto. Estes receberão ainda um diploma. Em cada obra premiada será colocada uma placa com referência ao Prémio.

Promover e incentivar a qualidade arquitectónica e urbanística do Concelho de Loulé, procurando traduzir publicamente o reconhecimento do profissionalismo e do espírito inovador dos intervenientes e proporcionar um serviço aos cidadãos, enquanto destinatários últimos das obras de arquitectura e de urbanismo, e, complementarmente, motivar o debate, a reflexão e a crítica acerca destas questões são os grandes objectivos deste Prémio de Arquitectura e Urbanismo.

De acordo com os responsáveis municipais, esta iniciativa pretende igualmente dar um contributo para a melhoria da imagem de Loulé e para o seu desenvolvimento sustentável.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA