prémios fad
-
Fernando Guerra
-
Ricardo Bak Gordon vence Prémio FAD 2011
22.07.2011
Ricardo Bak Gordon ganhou o Prémio FAD 2011 com o projecto 2 Casas em Santa Isabel, Lisboa, ex-aequo com os Mansilla y Tuñon com o projecto Hotel y Restaurante Atrio em Cáceres.
Ricardo Bak Gordon nasceu em Lisboa em 1967, tendo-se licenciado em 1990 na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Durante os seus estudos frequentou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Milão.

Foi conferencista e/ou professor convidado em diversas universidades e instituições onde se destacam o Instituto Politécnico de Milão, a Universidade Cá Foscari de Veneza, a Universidade de Sassari, a Universidade de Salamanca, o Colégio de Arquitectos da Catalunha, a Accademia di Architettura di Mendrisio, a Universidade de Brasília, e a Universidade de São Francisco de Quito.

Actualmente é professor convidado no Mestrado Integrado em Arquitectura do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e Visiting Teacher na Universidad Camilo José Cela, em Madrid.


O seu trabalho de arquitecto foi apresentado em diferentes exposições em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, Republica Checa, México, Equador, Brasil e Macau e publicado em prestigiadas edições da especialidade.

Representante de Portugal na Bienal de Veneza 2010 juntamente com Álvaro Siza, Carrilho da Graça e Aires Mateus.

Foi autor do Pavilhão de Portugal na ExpoZaragoza 2008, do Pavilhão de Portugal na Bienal de São Paulo 2007 e do Projecto Expositivo da primeira Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa em 2007.

É, desde 2000, coordenador do atelier Bak Gordon Arquitectos.

Documentos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA