outros prémios nacionais
-
RESULTADOS PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITECTURA "DIOGO DE CASTILHO", 2011
05.08.2011
O Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo de Castilho", instituído pela Câmara Municipal de Coimbra e que inclui um elemento do Júri designado OA|SRN, tem por objectivo "premiar obras, cuja concepção e qualidade arquitectónica sejam relevantes exemplos no panorama do Município", tanto na vertente de "edificações novas, ou obras de recuperação e reabilitação cujo projecto mereça destaque pelo respeito do património edificado", como no "tratamento do espaço exterior de uso público".

Nesta 5ª edição, e de acordo com o regulamento, o Júri, constituído pela Prof. Dr. Maria José Azevedo Santos (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra), Arq. Vasco Cunha (Assembleia Municipal de Coimbra), Arq. Rafael Madeira (Câmara Municipal de Coimbra), Prof. Dr. Arq. Alexandre Alves Costa (OA|SRN) e Arq. Paisagista Rita Gouveia (Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas), decidiu seleccionar três obras, atribuindo o Prémio e duas Menções Honrosas.

A obra que recebeu o Prémio Municipal de Arquitectura "Diogo de Castilho" foi a "Reabilitação da Casa do Arco para instalação da Casa da Escrita", da autoria do Arquitecto João Mendes Ribeiro.
O Júri entendeu eleger esta intervenção para atribuição do Prémio "por se tratar de uma reabilitação de um imóvel com uma carga histórica bastante relevante na Alta de Coimbra, transformando o seu uso e permitindo a sua fruição colectiva, respeitando a sua estrutura formal e tipológica" e "por corresponder a uma intervenção que valorizou os espaços interiores e exteriores daquele património, promovendo o programa funcional a instalar e modelando de forma assinalável os espaços através da cor e da luz."

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA