outros prémios nacionais
-
Casa Girassol vence Prémio Sim Samsung 2011
15.12.2011
A Casa Girassol, Prémio Sim Samsung 2011, é o projecto em desenvolvimento de uma casa rotativa, capaz de rodar 360º, procurando o máximo de eficiência energética solar numa perspectiva de auto-sustentabilidade. A complexidade deste projecto e, de certo modo, a sua componente inovadora, avança no sentido de se afastar de generalizações simplistas (como assumir a dicotomia entre Verão e Inverno ou entre Norte e Sul) para aprofundar soluções específicas, derivadas da rotação, equacionadas numa monitorização “minuto a minuto”.

Apoiando-se na captação e combinação de dois recursos energéticos limpos (sol e o vento) com as mais recentes tecnologias informáticas a Casa Girassol propõe também oferecer, do ponto de vista arquitectónico, uma relação dinâmica com a paisagem.

O sentido do projecto, que venceu a primeira edição do Prémio Sim Samsung 2011, é desenvolver uma tecnologia verde capaz de se tornar um sistema/produto com a capacidade de se adaptar a diversas tipologias arquitectónicas. Inspirados por um projecto italiano de 1925-1935 (de Angelo Invernizzi) a Casa Girasol que hoje propomos não será um produto final mas uma tecnologia que esperamos aberta e adaptável, consequente e estimuladora de um exercício multidisciplinar que implicará a colaboração de empresas e instituições públicas na associação de especialistas de diferentes áreas.

Arquitectura: Dulcineia Neves dos Santos e Pedro Bandeira, Engenharia e Estruturas: Filipe Bandeira
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA