outros prémios internacionais
-
Ateliermob alcança 2º lugar em concurso para Roma
06.12.2011
No passado dia 29 foram anunciados os resultados do “Premio di Architettura F. L. Catel” na sede da Ordem dos Arquitectos de Roma. O concurso internacional aberto a arquitectos com menos de 35 anos, procurava ideias para o quarteirão de Esquilino, onde se localiza o mais importante nó de transportes públicos de Roma (Termini) e locais de culto como Sta. Maria Maggiore ou S. Giovanni in Laterano.

Depois de ter sido a única equipa sediada fora de Itália a ser seleccionada para a 2ª fase, o ateliermob obteve o 2º lugar.

A proposta partia de uma reflexão sobre como as cidades históricas ao longo do tempo têm vindo a ser construídas por camadas que se vão sobrepondo. Em Roma pode-se constatar que a primeira preocupação da civilização emergente era alterar ou esmagar a antecedente. Com a emergência das ciências sociais que estudam o passado e consequente valorização da memória, a história e o património, as cidades como Roma ficaram sem uma estratégia urbana para os seus centros que não passasse, exclusivamente, pela musealização. Esta musealização tem momentos extraordinários como quando, na 2ª Grande Guerra Mundial, o património edificado é poupado da destruição, tido como um acto humanista, ainda que a barbárie sobre os seus habitantes se fizesse sentir nas ruas.

Desta reflexão resulta uma proposta que se pretende provocadora, a partir de um edifício que condensa as diferentes necessidades do bairro de Esquilino estabelecendo um edifício-ponte sobre as inúmeras linhas férreas que obstaculizam o fruir da cidade.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Ordem dos Arquitectos de Roma, do presidente da Fondazione Catel e do vereador do urbanismo da cidade de Roma.

Mais informações.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA