outros prémios nacionais
-
Prémio Municipal João de Almada, 2012
10.04.2012
Recuperação do Património Arquitectónico da Cidade do Porto
Entrega das Candidaturas até 30 de Abril de 2012 | Mostra Comemorativa dos 25 anos do Prémio

Está a decorrer o prazo para a entrega das candidaturas ao Prémio João de Almada, instituído pela Câmara Municipal do Porto, que conta com a participação da OASRN na designação de Jurado.

O Prémio João de Almada foi instituído em 1987 com o objetivo de incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico do Porto. É atribuído ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído na cidade, durante o período de dois anos a que cada Prémio se refere - na presente edição serão consideradas obras concluídas entre abril de 2010 e abril de 2012.

À obra premiada será atribuído um valor pecuniário de 8.000 euros, cabendo 2.000 euros ao proprietário e 6.000 euros ao arquitecto autor do projecto. Poderão, ainda, ser atribuídas até 2 Menções Honrosas, sem valor pecuniário.

Este Prémio foi atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Edifício do Círculo Universitário do Porto, obra de Fernando Távora. De então para cá foram galardoadas as obras do Edifício da Ordem dos Arquitectos (Helena Rente, José Carlos Portugal e Tiago Falcão), do Teatro Nacional de S. João (João Carreira), do Teatro Municipal Rivoli (Pedro Ramalho), da Ilha das Aldas (Pedro Mendes), do Edifício na Rua da Cerca, 5-7 (Barbosa & Guimarães), do Palacete Boaventura de Sousa (António Portugal & Manuel M. Reis) e do Palácio das Artes (Alfredo Ascensão & Paulo Henriques).

Todas as obras distinguidas desde a primeira edição (incluindo as menções honrosas) estarão expostas nos Paços do Concelho até ao fim de Abril, numa mostra comemorativa dos 25 anos do Prémio. Esta exposição será inaugurada no dia 10 de Abril, às 18h, realizando-se simultaneamente o lançamento da 14.ª edição do Prémio.

Na presente edição o júri será presidido pela Vereadora do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Guilhermina Rego, e constituído por: Amândio Dias (em representação da Direcção Regional de Cultura do Norte), Sergio Fernandez (em representação da FAUP), João Mendes Ribeiro (em representação da OA-SRN), Dulce Marques de Almeida (em representação da ARPPA - Associação Regional de Protecção do Património Cultural e Natural), Susana Soares (em representação da Direção Municipal de Urbanismo da CMP), Pedro Sampaio (representante da Direcção Municipal de Cultura da CMP) e ainda Alfredo Ascensão, arquitecto vencedor da edição anterior.

As candidaturas deverão ser entregues no serviço de Património Cultural, até 30 de Abril de 2012.

Mais informações.



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA