outros prémios internacionais
-
Prémio Aga Khan
09.05.2012
O Prémio Aga Khan para a Arquitectura, considerado por muitos arquitectos e urbanistas como o mais importante prémio atribuído à arquitectura, anunciou ter duplicado o seu valor para um milhão de dólares americanos.
Na ocasião deste anúncio, Sua Alteza o Aga Khan comentou que a duplicação do valor do Prémio pretende ajudar e apoiar os laureados, uma vez que muitos deles não são conhecidos nem têm fontes de financiamento. “Um dos aspectos mais importantes do Prémio”, disse, “é o de permitir que os vencedores possam reposicionar o seu futuro com o apoio que recebem do Prémio, tanto profissional como institucionalmente”.
O Prémio Aga Khan para a Arquitectura é atribuído trienalmente a projectos que estabeleçam novos padrões de excelência na arquitectura, nas práticas de planeamento, na preservação histórica e na arquitectura paisagística. O próximo Prémio será atribuído em 2013. Decorre presentemente o período de aceitação de candidaturas que terminará a 15 de Setembro de 2012.
O Prémio visa projectos que representem uma gama de intervenções arquitectónicas tão alargada quanto possível, dando-se especial atenção aos esquemas de construção que utilizem os recursos locais e a tecnologia apropriada de formas inovadoras e àqueles que possam vir a inspirar esforços semelhantes noutros locais. Os projectos podem estar localizados em qualquer ponto do mundo, mas devem responder com êxito às necessidades e aspirações das sociedades onde os Muçulmanos têm uma presença significativa.
Em ciclos recentes, o Prémio tem vindo a encorajar a submissão de projectos que melhorem os espaços públicos e que tenham pertinência para as questões que afectam as sociedades e comunidades rurais que se encontram nas periferias dos centros urbanos. Tem também encorajado construções industriais exemplares que ofereçam um ambiente de qualidade aos trabalhadores.
Entre os galardoados com este Prémio contam-se arquitectos bem conhecidos como Norman Foster e Cesar Pelli, mas também autarquias, empreiteiros e clientes. Em 2010, os cinco laureados com o prémio trienal foram: uma escola integrada numa ponte em Xiashi, Fujian, China; as Zonas Húmidas de Wadi Hanifa, em Riyadh, Arábia Saudita; a Fábrica Têxtil Ipekyol, em Edirne, Turquia; o Museu Madinat al-Zahra, em Córdova, Espanha; e a Revitalização do Hipercentro de Tunes, Tunísia.
Outros projectos galardoados com o Prémio desde a primeira cerimónia de entrega em 1980 incluem um projecto de trabalho em rede num bairro de lata em Indore, Índia; o Institut du Monde Arabe em Paris; o Mercado Central de Koudougou, Burkina Faso; e o edifício da Assembleia Nacional em Dhaka, Bangladesh.
As candidaturas são seleccionadas por um Júri principal independente, que é constituído para cada ciclo. O processo de selecção do Prémio é supervisionado por uma Comissão Directora, que inclui Sua Alteza o Aga Khan; Mohammad al-Asad (Fundador e presidente, Center for the Study of the Built Environment, Amman, Jordânia); Homi K. Bhabha (Director do Humanities Center, Universidade Harvard, EUA); Norman Foster (Fundador e presidente, Foster + Partners, Londres); Omar Abdulaziz Hallaj (CEO, Syria Trust for Development, Damasco); Glenn Lowry (Director, Museum of Modern Art, Nova Iorque); Rahul Mehrotra (Sócio Principal, RMA Architects, Mumbai); Mohsen Mostafavi (Reitor da Graduate School of Design, Universidade Harvard, EUA); Farshid Moussavi (Sócio Principal, Farshid Moussavi Architecture, Londres); e Han Tümertekin (Sócio Principal, Mimarlar Tasarim Danismanlik Ltd, Istambul). Farrokh Derakhshani é o Director do Prémio.

Para mais informações, por favor consulte: www.akdn.org/architecture
Para mais informações, por favor contacte:
Sam Pickens
Aga Khan Award for Architecture
1-3 avenue de la Paix
1202 Genebra
Suíça
Telefone: +41 (22) 909.72.77
Facsimile: +41 (22) 909.72.91
E-mail: info@akdn.org
Website: www.akdn.org/architecture

O Prémio Aga Khan para a Arquitectura faz parte do Fundo Aga Khan para a Cultura (Aga Khan Trust for Culture, AKTC), com sede em Genebra, que opera um largo leque de actividades que visam a promoção e a preservação do património material e imaterial das sociedades Muçulmanas. Entre os seus programas encontra-se o Programa Aga Khan para as Cidades Históricas (HCP), que trabalha na revitalização tanto cultural como socio-económica de cidades históricas no mundo Muçulmano. Ao longo da última década, tem estado envolvido na reabilitação de áreas históricas no Cairo, Kabul, Herat, Alepo, Delhi, Zanzibar, Mostar, norte do Paquistão, Timbuktu e Mopti. O Fundo apoia anda o Programa Aga Khan para a Arquitectura Islâmica (AKPIA) na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) bem como o www.ArchNet.org, um recurso online fundamental sobre arquitectura Islâmica.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA