prémio tektonica
PRÉMIO INTERNACIONAL TEKTÓNICA ’07
15.02.2007
ESTRATÉGIA DE INCERTEZA

ENTREGA DE PROPOSTAS ATÉ 26 FEVEREIRO
Instituído pela Associação Industrial Portuguesa – Feira Internacional de Lisboa (AIP-FIL) com o apoio da Ordem dos Arquitectos (OA) na organização, o Prémio é atribuído anualmente e tem por objectivo promover o reconhecimento público e profissional de novos valores no quadro da arquitectura. O tema deste ano é a flexibilidade programática.
As dúvidas sobre o Regulamento serão formuladas por escrito para tektonica07@ordemdosarquitectos.pt até 16 de Fevereiro e a entrega das propostas realiza-se até 26 de Fevereiro.
Os trabalhos seleccionados serão expostos na Feira Internacional de Construção e Obras Públicas – Tektónica 2007, que decorre de 27 a 31 de Março na FIL.

A INCERTEZA É TAMBÉM UM DADO DE PROJECTO

CENTRO MULTIFUNCIONAL
O que se propõe é pensar sobre um cenário (ou cenários) de um aglomerado urbano espontâneo (bairro de lata ou bairro clandestino) ou esclerosado (aldeia em processo de desertificação) e contrapor, aos habituais processos de realojamento ou de mera infra-estruturação, uma estratégia de resistência, exaltando as suas condições de lugar geográfico e social.

Deverá ser proposto um método e uma solução (edificável ou programática) para atribuir a esse espaço urbano um conjunto diferenciado de programas, nomeadamente, espaço público, lugar de culto, escola, centro de dia, creche, sala de estudos, escritórios e salas de trabalho, posto médico, teatro e sala de espectáculos.

Deverá ser tida em conta a economia da intervenção, a sua facilidade de implementação, a possibilidade de processos de autoconstrução pelos moradores, a possibilidade de pré-fabricação, o seu faseamento ou expansibilidade ou eliminação progressiva, a flexibilidade e sobreposição de usos (em horários ou dias diferentes) ou a sua simultaneidade.

Deverá ser considerado:
Um aglomerado de 100 famílias;
Uma área de implantação de 100m2;
Um tempo de vida útil de cerca de 10 anos;
O custo ou faseamento do mesmo durante este período.

Documentos

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA