outros prémios internacionais
-
Harvard GSD LANÇA O Wheelwright Prize
11.01.2013
Prémio anual, de $100,000, aberto aos Arquitectos a nível Internacional

Harvard Graduate School of Design anuncia o lançamento do Prémio Wheelwright, uma bolsa de 100.000 dólares para viajar, a ser concedido anualmente a talentosos arquitectos, de todo o mundo, em início de carreira propondo itinerários excepcionais para a investigação e pesquisa.
Com um processo de candidatura aberto até 28 de Fevereiro de 2013, o Prémio Wheelwright reconhece a importância da investigação de campo para o desenvolvimento profissional, reforçando a dedicação da Harvard GSD em promover abordagens de investigação de design contemporâneo.


Sob a orientação do Reitor Mohsen Mostafavi, a Harvard GSD tem o prazer de alargar o âmbito do Prémio a arquitectos de qualquer lugar do mundo que apresentem propostas de investigação fora do seu país de residência.
O Prémio Wheelwright é único entre os prémios de arquitectura com seu foco no início de carreira dos arquitectos e sua bolsa é considerável, $ 100.000, equivalente ao Prémio Pritzker. O Prémio Wheelwright é dirigido a arquitectos que se licenciaram nos últimos 15 anos. (Licenciados anteriores a 1998 não são elegíveis.)

Os candidatos serão convidados a apresentar um portfólio, bem como uma proposta de projecto de investigação acompanhado por uma proposta de viagem.
A comissão organizadora do Prémio Wheelwright é constituída por: Reitor de Havard GSD Mohsen Mostafavi, os professores K. Michael Hays e Jorge Silvetti e o assistente do reitor Benjamin Prosky.
Um júri internacional será anunciado em Janeiro de 2013. O site começará a aceitar candidaturas a partir de 17 de Janeiro 2013. A data limite para envio de candidaturas é 28 de Fevereiro. O vencedor será anunciado a 15 de Maio de 2013.



Elegibilidade

Possuir uma licenciatura em arquitectura há 15 anos. Os licenciados anteriores a 1998 não são elegíveis.

Os candidatos não podem ter recebido o Wheelwright Arthur Traveling Fellowship anteriormente.

Os vencedores do Prémio Wheelwright não podem usufruir de outras bolsas.

Ao vencedor é esperado que passe, um mínimo de 6 meses fora do seu país de residência, a fim de realizar a investigação proposta. A investigação e viagem deve ter início dentro de 12 meses após receber o Prémio Wheelwright e deve ser concluída no prazo de dois anos após receber o prémio.

O Prémio Wheelwright é destinado a estudo independente ao qual não podem ser aplicadas taxas universitárias.



Candidaturas

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

1) CV actual.

2) Portfólio (máximo de 10 jpegs, cada um para não exceder 2,5 MB), cada imagem deve ser legendada e a contribuição do candidato ao trabalho apresentado (principalmente se forem gerados por uma empresa) devem ser claramente creditados.

3) O Portfófio poderá incluir artigos publicados ou de trabalhos de pesquisa escritos pelo candidato; arquivos devem ser salvos em resolução pdf’s (máximo de três, cada arquivo não deve exceder três MB).

4) Memória Descritiva do projecto de investigação (máximo de 700 palavras). Os candidatos devem articular a relevância de seu projecto para a prática contemporânea, a necessidade de directa ou hands-on da pesquisa (ou seja, a justificação para a viagem), e os benefícios que esperamos para o seu desenvolvimento pessoal.

5) Um itinerário de viagem, incluindo a lista de locais a visitar, contactos e outros recursos que suportam a agenda de pesquisa proposta.

6) Lista de três referências profissionais (filiação, nome e informações de contacto somente).
Calendário:
17 de Janeiro 2013 – Abertas as Candidaturas online;
15 de Fevereiro 2013 – Encerramento das candidaturas
28 de Fevereiro 2013 – Data limite para envio das propostas
Contactos para informações:
Cathy Lang Ho - cathy@CLHoffice.com

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA