outros prémios internacionais
Victor Mestre e Sofia Aleixo. Liceu Passos Manuel, Lisboa
Direitos reservados
 José Maria Carvalho. Chalet da condessa de Edla
Direitos reservados
Prémios Europa Nostra. Os vencedores
28.03.2013
Os restauros do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalet da condessa de Edla, em Sintra, a Fundação Ricardo Espírito Santo e o Projeto SOS Azulejo estão entre os 30 vencedores dos Prémios Europa Nostra 2013
Os nomes dos vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2013 foram anunciados no final do dia 26 de Março pela Comissão Europeia e a Fundação Europa Nostra.

Os 30 vencedores, selecionados de entre quase 200 projectos nomeados, são homenageados pelas suas realizações em quatro domínios: preservação, investigação, contribuições exemplares e educação, formação e sensibilização.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em 16 de Junho, no Odeon de Herodes Atticus em Atenas, na presença de Karolos Papoulias, o Presidente da Grécia, de Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, e de Plácido Domingo, o grande cantor de ópera e Presidente de Europa Nostra. O evento realiza-se sob os auspícios do Presidente grego.
Dos 30 projetos vencedores, seis serão proclamados vencedores do «grande prémio» em Atenas, e um destes será também proclamado vencedor do «prémio do público», com base numa votação em linha realizado pela Fundação Europa Nostra.

Em Portugal foram distinguidos, nas diferentes categorias:
Categoria 1 — Conservação
Liceu Passos Manuel, Lisboa
Chalet da Condessa de Edla, Sintra

Categoria 3 — Contribuição exemplar
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva) (FRESS), Lisboa

Categoria 4 — Educação, formação e sensibilização
Projecto SOS Azulejo, Loures

Pode ler-se no Público online, acerca do dois projectos de Conservação:
“Sobre o Liceu Passos Manuel, a escola secundária mais antiga de Portugal, o júri justificou a escolha destacando que “o desenvolvimento social e cultural dos futuros cidadãos pode ser melhorado através da aprendizagem num ambiente histórico”. Inaugurado em 1911, o Liceu Passos Manuel foi alvo de uma grande intervenção, da responsabilidade da dupla de aquitectos Victor Mestre e Sofia Aleixo, como parte do programa de modernização das escolas, entre 2008 e 2010. Para o júri, “o trabalho realizado nesta escola mostra que a introdução de infra-estruturas modernas e dos meios necessários para implementar uma aprendizagem contemporânea pode ser perfeitamente compatível com a construção histórica”. Este foi um prokecto gerido pela empresa pública Parque Escolar.
Na categoria de Conservação, também se destacou o chalet da condessa de Edla, que reabriu ao público em 2011, depois de quatro anos de obras de recuperação. O edifício do séc. XIX, mandado construir pelo rei D. Fernando II (que também ordenou a edificação do Palácio da Pena), para Elise Hensler, condessa e cantora suíço-alemã que foi a segunda mulher do monarca, integra agora o programa de visitas do Parque da Pena. O arquitecto José Maria Carvalho foi o responsável pelos trabalhos de restauro.
O júri reconheceu o “elevado charme e importância deste edifício romântico, e ficou impressionado com o seu meticuloso restauro no seguimento de um incêndio em 1999”. “O cuidado utilizado para pesquisar da forma mais detalhada a originalidade da madeira e dos trabalhos em estuque, e os detalhes do edifício, bem como a simulação de madeira e os detalhes da cortiça, é extraordinário. O potencial educativo do edifício e da sua envolvente foi totalmente desenvolvido para ser utilizado por instituições educativas a todos os níveis”, continuam os responsáveis da Europa Nostra, uma associação pan-europeia de defesa do património.”

Todos os premiados
A notícia no Público online


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA