outros prémios nacionais
-
Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium BCP
10.05.2013
A Trienal de Arquitectura de Lisboa tem o prazer de anunciar o júri internacional do Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium BCP para arquitectos com menos de 35 anos.
Trata-se da estreia deste prémio, que integra o programa da 3ª edição da Trienal, Close, Closer, a inaugurar a 12 de Setembro próximo.
Para além das candidaturas submetidas pelos próprios, profissionais a título individual bem como ateliers, a Trienal convida o público em geral a nomear as suas escolhas. Uma lista de eminentes nomeadores vai ainda submeter uma selecção de candidatos ao Júri. O objectivo é construir uma perspectiva alargada da actual produção arquitectónica, com vista a identificar potenciais direcções futuras, bem como os seus protagonistas.
Para o Júri do Prémio Début foram convidados arquitectos e curadores de renome, cujo trabalho contribuiu de forma decisiva para a forma como a arquitectura é compreendida, analisada e enquadrada, enquanto prática espacial bem como discurso conceptual. Nas palavras da curadora geral de Close, Closer, Beatrice Galilee “Estamos certos de que, para os candidatos ao Prémio Début, será tão desafiante quanto inspirador apresentar o seu trabalho a este júri, onde figuram especialistas cujo percurso e obra serão referências para os próprios candidatos.”
É com grande prazer que anunciamos a composição do Júri do Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium BCP:

Beatrice Galilee (UK), autora, crítica, professora e curadora geral de Close, Closer
Eva Franch i Gilabert (ES), fundadora de OOAA e Diretora da Storefront for Art and Architecture
Ou Ning (CN), activista, curador, editor, artista e investigador na área do urbanismo
Tatiana Bilbao (MX), fundadora do atelier Tatiana Bilbao S.C.
Diogo Seixas Lopes (PT), arquitecto e docente, cofundador de Barbaslopes Arquitectos

Por tudo o mundo, arquitectos emergentes estão a impulsionar a disciplina através da prática inovadora e experimental que desenvolvem. O Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium BCP tem por objectivo reconhecer o trabalho e promover a carreira destas novas gerações de arquitectos, oferecendo um prémio monetário com o valor de 5,000 euros. Arquitectos ou ateliers com menos de 35 anos podem concorrer ao prémio em www.close-closer.com. Os fãs de arquitectura bem como o público em geral são convidados a nomear os seus candidatos, enviando o nome e website dos mesmos para debut@trienaldelisboa.com. Uma selecção de candidatos vai ainda ser proposta ao júri por um grupo de nomeadores convidados, todos eles figuras cimeiras do panorama criativo contemporâneo.
O prazo limite para entrega de candidaturas ou nomeações é 21 de Junho de 2013.
O vencedor será anunciado em cerimónia oficial durante a Semana Inaugural de Close, Closer, (12-15 Setembro).
Trata-se de primeira edição do Prémio Début que, em conjunto com o Concurso Prémio Universidades Trienal Millennium BCP (anunciado a 15 de Março) e o Prémio
Carreira Trienal Millennium BCP (a anunciar em Setembro) assinalam o compromisso da Trienal e da Fundação Millennium BCP, patrocinador exclusivo dos prémios, com a excelência em todas as fases do percurso do arquitecto.


Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA