outros prémios internacionais
-
© Atelier A43
<em>Treehouse</em>
© César Rouco Marques
Portugueses no Denver’s Micro Housing Ideas Competition
25.07.2013
O atelier A43 recebeu uma Menção Honrosa no Denver’s Micro Housing Ideas Competition. César Rouco Marques é outro dos distinguidos, tendo como colaboradores os arquitectos João Sobrosa, André Treleira (estagiário) e Marta Rodrigues (estagiária).

O atelier A43 apresenta o seu projecto,
"uma nova compreensão sobre a habitação e forma de viver em sociedade. Daí criar esta proposta, na qual desenvolvemos uma certa sensação de continuidade constituída por múltiplas emoções, privilegiando o percurso entre o espaço e o acesso à habitação, integrando o sentido de vizinhança e de proximidade, criando dentro do espaço de habitação uma forma de pluralidade e privilégios adaptada a cada utilizador, tendo em atenção a uma série de considerações ecológicas que contribuem para uma ligação pacífica com a natureza.

A proposta apresenta-se como um edifício livre dos modelos locais, com o objectivo principal de criar um ponto de referência para a comunidade Denver TAXI permitindo o acesso público ao rio.

A necessidade de um ponto de referência surge a partir de uma premissa do concurso que destaca a falta de inovação residencial nesta área em particular."

César Marques desenvolveu o conceito Treehouse que "procura responder ao ambiente natural do local, bem como proporcionar uma forma diferente de ligação entre a comunidade e o rio.

A árvore representa a estrutura orgânica que se desenvolve com variadas e extensas ramificações, um metabolismo. Uma estrutura que nasce e se desenvolve, leve e vertiginosamente balançada sobre o sitio. O conceito do modulo assim também o quisemos, vertical, moldado por escalas de aproximação e projectado intensamente sobre a horizontalidade da paisagem.

A ideia surgiu através da investigação que realizámos na concepção de um módulo habitacional com 35m2 para um concurso promovido pela "Denver Architectural League", em que pudemos aplicar algumas ideias e materiais que são bastante explorados aqui no atelier, como a madeira e a cortiça.

A ideia da árvore foi um acontecimento natural no desenvolvimento do projecto, surgiu pela procura de um edifício leve, com uma imagem natural e coerente com a ideia global do organismo/metabolismo.”


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA