outros prémios internacionais
-
Prémio RIBA President’s Awards for Research 2013 para arquitecto e investigador português
23.10.2013
O Royal Institute of British Architects (RIBA, órgão representativo da profissão arquitectónica no Reino Unido e internacionalmente) acaba de anunciar os vencedores dos prémios President’s Awards for Research 2013. Estes prémios reconhecem investigação de alta qualidade que represente um contributo excepcional para o conhecimento e entendimento da arquitectura, e encorajam a sua disseminação e incorporação no âmbito profissional mais alargado. Visando realçar a importância da investigação como incentivo à inovação e ao pensamento estratégico, pretendem destacar a actividade de arquitectos activamente envolvidos em investigação. Aos prémios RIBA, criados em 2006, candidatam-se membros do instituto, universidades do Reino Unido e universidades de todo o mundo com cursos validados pelo instituto.
O vencedor do prémio RIBA President’s Award for Outstanding PhD Thesis 2013, que distingue uma tese de doutoramento excepcional, foi atribuído ao arquitecto e historiador de arquitectura português Ricardo Agarez. A tese vencedora intitula-se ‘Regionalism, Modernism and Vernacular Tradition in the Architecture of Algarve, Portugal, 1925-1965’ e foi desenvolvida na Bartlett School of Architecture da University College London (UCL), sob a orientação do Prof. Adrian Forty e do Dr. Jan Birksted. Este ano, a UCL foi considerada a quarta melhor universidade do mundo (QS World University Rankings 2013/14), tendo a Bartlett obtido a classificação de melhor escola de arquitectura do Reino Unido (2013 Guardian’s League Table of Architecture Schools). Esta é a terceira vez que um aluno da Bartlett é distinguido com o prémio para tese de doutoramento excepcional: o primeiro galardoado, em 2008, foi o também arquitecto português Marcos Cruz, actualmente o director da escola londrina. Os prémios RIBA 2013 distinguiram também o orientador principal da tese de Ricardo Agarez, o Prof. Adrian Forty, na categoria de investigação excepcional baseada em universidades, pelo seu projecto e livro ‘Concrete and Culture, a Material History’ (Reaktion Books).
A tese ‘Regionalismo, Modernismo e Tradição Vernacular na Arquitectura do Algarve, Portugal, 1925-1965’, em História e Teoria da Arquitectura, investigada e escrita com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, analisa a contribuição das tradições locais, reais e imaginadas, para práticas e discursos construtivos modernos numa região especifica, utilizando o Algarve como caso de estudo. Ao transpor o foco da investigação do centro (Londres, Lisboa) para a região e ao dar ênfase especial ao trabalho de campo e a fontes primárias muito pouco exploradas (os arquivos de instituições regionais e municipais, de arquitectos e outros intervenientes no ambiente construído), a tese escrutina narrativas canónicas sobre a interacção entre duas correntes fundamentais do século XX: o regionalismo e o modernismo. O trabalho examina a forma como o ‘regionalismo’ arquitectónico, muito discutido em contextos centrais com base na obra de reconhecidos arquitectos metropolitanos, foi interpretado em práticas construtivas locais do quotidiano. Houve, afinal, uma preocupação verdadeira dos agentes locais com a utilização de tradições vernaculares como motivo de inspiração para a arquitectura, ou essa foi essencialmente uma ‘construção’ da intelligentsia metropolitana, tanto naquele tempo quanto hoje, em retrospectiva? Os circuitos e agentes de influência e disseminação são perseguidos, o papel de projectistas nacionais e locais é trazido à luz e uma visão mais completa da produção arquitectónica na região, durante as seis primeiras décadas do século passado, é oferecida. A criação de uma identidade construída para o Algarve surge como o resultado combinado de acções locais, regionais e centrais, mediadas tanto por práticas construtivas quanto por narrativas desenvolvidas fora do campo arquitectónico. O regionalismo do pós-guerra revela-se como mais do que a mera reapropriação sofisticada de traços ditos vernaculares por arquitectos cultos, com vista a superar as deficiências do modernismo internacional e do conservadorismo estilístico oficial: a tese mostra como as características tradicionais da construção algarvia permitiram que o modernismo se reformulasse como sensível aos requisitos locais mas mantivesse os seus princípios intactos, permitindo também que a relevância da profissão arquitectónica fosse reforçada num contexto largamente dominado por não-arquitectos. A tradição tornou-se a chave para o futuro da arquitectura moderna. O regionalismo, corrente subterrânea persistente na arquitectura do século XX, reemergiu e foi transformado pelo modernismo, em beneficio mútuo. No Algarve, a tradição vernacular e a acção local aparecem não como meras notas de rodapé na narrativa do modernismo arquitectónico, mas como parte do seu texto principal.
O júri dos prémios RIBA destacou o ‘impressionante nível de rigor’ de Ricardo Agarez, que ‘investigou todos os pedidos de licenciamento camarário e processos de construção’ em arquivos ‘relativos a um período de 40 anos, totalizando mais de 700 casos referenciados. A narrativa da tese regista o desenvolvimento das ideias do estudante e a sua maturação enquanto investigador, tornando a sua leitura cativante.’
Ricardo Agarez (Lisboa, 1972) é arquitecto e historiador da arquitectura especializado na história e teoria da arquitectura dos séculos XIX e XX. Colaborador do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico SIPA como investigador e inventariador especializado (2003-2008), tem publicado em Portugal e fora sobre identidades nacionais e regionais, fenómenos de disseminação, formas de habitação colectiva e arquitectura pública. Em Portugal, destaca-se a obra ‘O Moderno Revisitado. Habitação Multifamiliar em Lisboa nos Anos 1950’ (Câmara Municipal de Lisboa, 2009).


Anúncio oficial dos prémios RIBA






Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA