outros prémios nacionais
-
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana . candidaturas
21.11.2013
Abriram as candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2014, que permanecem abertas até dia 31 de Janeiro.

Este ano, a Promevi e a Vida Imobiliária, organizadoras do evento, apresentam uma edição que tem como objectivo distinguir as intervenções e projectos de reabilitação urbana que se destaquem pelo seu impacto nas comunidades em que se inserem, e que tenham sido responsáveis pela criação de valor acrescentado para as mesmas.

Pelo 2º ano consecutivo, a Santa Casa da Misericórdia junta-se à iniciativa, como entidade institucional de referência no apoio à Reabilitação Urbana.

Serão reconhecidos projectos de reabilitação urbana nas categorias de uso residencial, comercial, serviços e turismo, bem como intervenções de reconhecido impacto social, incluindo equipamentos sociais, iniciativas de requalificação em bairros ou que induzam um beneficio social evidente.

Lisboa será a cidade anfitriã da gala de entrega do prémio, em Março, na qual serão também entregues várias menções honrosas para o projeto com a melhor solução de eficiência energética, melhor reabilitação com menos de 1.000m2 e melhor intervenção de restauro.

Os patrocinadores do evento são a Schmitt+Sohn Elevadores, Aguirre Newman, Adene, Revigres e Sika, contando também com os apoios institucionais da CPCI, RICS, AHP e INCI, e contará também com os apoios institucionais da CPCI, RICS, AHP e INCI.

O jornal oficial do evento será o Público, e o portal oficial o CasaSapo, contando também com os media partners Impulso Positivo, Confidencial Imobiliário, Arqa, Pedra e Cal, Construir e Anteprojectos.

António Gil Machado, director da Vida Imobiliária, comenta estar confiante «no sucesso desta nova edição do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, agora que a iniciativa é já conhecida do público e após ter registado uma adesão surpreendente no ano de lançamento». Para ele, o prémio é «a prova viva de que a reabilitação urbana acontece actualmente a todas as escalas, em todas as cidades e que desperta e envolve os mais diversos interventores, e isso mesmo esperamos ver novamente refletido nas candidaturas deste ano».

Para si, é também «muito gratificante ver que também os parceiros acreditam nesta iniciativa. Temos já confirmados diversos apoios e patrocínios de entidades que se associaram ao Prémio na edição anterior, entre os quais a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que uma vez mais atribuiu o seu Alto Apoio à iniciativa; e estamos a desenvolver contactos muito avançados com muitas outras que já manifestarem interesse em associar-se».

Poderão candidatar-se projectos de reabilitação urbana nas áreas de habitação, comércio, serviços, turismo e equipamentos sociais, desde que concluídos entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2013 e excluindo projectos candidatos à edição anterior. As candidaturas poderão ser apresentadas pelos proprietários da intervenção ou por qualquer outro agente envolvido no projecto, desde que o primeiro a autorize formalmente.

As candidaturas recebidas até à data limite de 31 de Janeiro de 2014, serão posteriormente analisadas quanto à sua admissibilidade e cumprimento do regulamento, uma decisão a cargo da comissão organizadora. As propostas admitidas serão conhecidas até 5 de Fevereiro de 2014, data a partir da qual decorre o período de formalização das candidaturas e durante o qual os candidatos apresentarão o dossier completo com o projeto concorrente. Esta fase termina a 28 de Fevereiro.

O júri será composto por elementos indicados pela organização do prémio, nomeadamente 5 personalidades, entre as quais André Jordan, Manuel Reis Campos, Vasco Peixoto de Freitas, Augusto Mateus e André Caiado.

Todos os vencedores serão conhecidos a 19 de Março em Lisboa, num Jantar de Gala na Sala do Risco, localizado entre a Praça do Comércio e a Praça do Município. O evento integrará a agenda da Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014, uma iniciativa da parceria Vida Imobiliária / Promevi, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e que pretende aproximar o movimento da reabilitação urbana do público.

Como concorrer


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA