prémios fad
-
Prémio FAD 2014 . candidaturas até 7 de Fevereiro
31.01.2014
Prazo de candidaturas alargado até às 12h de 7 de Fevereiro de 2014

ARQUINFAD convoca os PRÉMIOS FAD 2014. O âmbito dos prémios é a península Ibérica e as ilhas pertencentes a Espanha e a Portugal. Podem candidatar-se as obras acabadas entre um de Janeiro e trinta e um de Dezembro de 2013.

O júri atribuirá as obras a algumas das seguintes categorias:

Arquitectura
Interiorismo
Cidade e Paisagem
Intervenções Efémeras

Qualquer pessoa, entidade ou instituição interessada nestes prémios pode propor a ARQUINFAD no prazo estabelecido, as obras que considere oportunas, independentemente da sua tipologia, programa e orçamento, mediante a formalização da ficha disponível na página web arquinfad.org. O júri levará em conta todas as obras propostas, desde que não haja contradição com o regulamento.
O prazo para a proposta das obras e apresentação do correspondente material para o PRÉMIOS FAD 2014 nesta convocatória termina às 12h da quarta-feira 29 de Janeiro de 2014 (vale a data do certificado de envio).

A Junta Directiva de ARQUINFAD nomeia cada ano o júri dos Prémios. O júri atuará de acordo com o regulamento e estará integrado por:

Presidente
Ramon Sanabria
Vogais
Ángela García de Paredes
Marcos Catalán
Francesc Belart
Ricardo Bak Gordon
Esther Brosa

O júri poderá acordar, se o considera oportuno, a atribuição de um prémio especial ARQUINFAD à obra ou à trajectória profissional que pela sua excepcionalidade represente uma contribuição transcendente à nossa cultura.

Prémio FAD de Pensamiento e Crítica 2014

O PRÉMIO FAD DE PENSAMIENTO E CRÍTICA inclui todos aqueles textos, publicações, webs, blogs e outros meios relacionados com a cidade, a paisagem, a arquitectura, o interiorismo, etc. que tenham contribuído de maneira significativa para fomentar o debate e a crítica tão precisos na península ibérica para formular as bases da nossa cultura. Com o objectivo de reconhecer o papel desta arquitectura escrita, esta categoria distingue todas aquelas obras relacionadas com o título da mesma categoria, portanto, com o “pensamento” e com a “crítica”.
Ficam assim excluídas todas aquelas publicações com uma finalidade única de promoção/difusão da obra arquitectónica (própria ou alheia) sem que houver qualquer tipo de aportamento teórico ou de reflexão.
Embora também sejam valoradas a qualidade e o cuidado da edição de uma obra apresentada, este não vai ser o critério prioritário do júri no momento de selecção dos finalistas.
Poderão se apresentar ao PRÉMIO FAD DE PENSAMIENTO E CRÍTICA aqueles trabalhos publicados (não serão aceites trabalhos inéditos) no âmbito da península Ibérica entre um de Janeiro e trinta e um de Dezembro de 2013 que se integrem dentro das tipologias a seguir:

Livros
Ensaios (obra de história ou de actualidade, antologias de textos de vários autores ou obras de um só autor, obra original ou tradução de um outro idioma, …).
Catálogos de exposições.
Monografias do conjunto da obra de um arquitecto ou de uma obra só que façam um aportamento teórico além da simples difusão da mesma.
Colecções. Neste caso, apresentar-se-ão um máximo de três títulos representativos da mencionada colecção e o júri valorará o conjunto e a trajectória da mesma.
Publicações periódicas impressas
Números de revistas especializadas.
Secções fixas de jornais ou de revistas com uma dedicação exclusiva aos âmbitos integrados nos Prémios FAD. Artigos pontuais de jornais e revistas.
Outros suportes
Aplicar-se-ão neles os mesmos critérios definidos só no fragmento imediatamente anterior para as obras impressas: DVD / CD, CD-ROM Rádio (podcasts,…) / Internet (portais, blogs, webs…)
Esta classificação não implica necessariamente que se outorgue um prémio para cada categoria, mas sim especificar as diversas tipologias e géneros que se ajustam ao espírito desta convocatória.

O prazo para a proposta das obras e apresentação do correspondente material para o PRÉMIO FAD DE PENSAMIENTO E CRÍTICA 2014 nesta convocatória termina às 12 h da quarta-feira 29 de Janeiro de 2014. Todas as obras apresentadas serão acompanhadas pela correspondente ficha de inscrição, preenchida com o máximo rigor e exactidão através da página web arquinfad.org e que uma cópia impressa se junte ao resto da documentação da obra.

A Junta Directiva de ARQUINFAD nomeia cada ano o júri dos Prémios. O júri actuará de acordo com o regulamento e estará integrado por:

Antonio Pizza
Juan Calatrava
Moisés Puente

O júri poderá acordar, se o considera oportuno, a atribuição de um prémio especial ARQUINFAD à obra de uma das categorias que pela sua excepcionalidade represente uma contribuição transcendente à nossa cultura.


Documentos

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA