outros prémios internacionais
Casa da Beira Alta
Estudo sobre sustentabilidade da arquitectura tradicional portuguesa premiado internacionalmente
06.02.2014
Uma investigação levada a cabo por três cientistas da Universidade do Minho venceu recentemente o prémio de melhor artigo na conferência internacional “Vernacular Heritage & Earthen Architecture: Contributions for Sustainable Development”. Ricardo Mateus, Luís Bragança e Jorge Fernandes são os investigadores deste estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e que segundo a Universidade do Minho, é o primeiro do género a ser realizado em Portugal.

O estudo visa adaptar ensinamentos de gerações à construção actual e para tal, a equipa de investigadores está a quantificar o contributo dos princípios utilizados na arquitectura tradicional portuguesa para a sustentabilidade dos edifícios, nomeadamente ao nível do comportamento térmico passivo.

Para o efeito, o projecto vai avaliar até 2015 o desempenho térmico e caracterizar as tecnologias usadas em diferentes climas, monitorizando três casos: as casas de granito na Beira Alta, os palheiros de Mira no Litoral Centro e as casas-pátio em terra no Alentejo.

fonte: Construir

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA