outros prémios internacionais
-
-
candidatura OA à Gold Medal da UIA
20.06.2014
No âmbito da candidatura à Gold Medal da UIA a Ordem dos Arquitectos apresentou como proposta o arquitecto Pancho Guedes. O vencedor foi I.M. Pei que pode conhecer aqui.


Pode ler-se na proposta da Ordem dos Arquitectos:

“Pancho Guedes conseguiu conjugar alta cultura com cultura local, um pouco por todo o mundo. Tanto criava arquitecturas em África como mantinha relações próximas com os seus colegas no Brasil, europa e Estados Unidos.
Pancho tinha uma grande preocupação com questões locais, tendo por exemplo uma grande preocupação com o crescimento informal e descontrolado dos arredores de Maputo, em Moçambique.
[…]
o compromisso de vida de Pancho Guedes foi encontrar um encontro genuíno entre relevantes formas de expressão regionais e individuais, o que o fez contactar com arquitectos criativos e avant-garde como é o caso de Herb Green e Bruce Goff nos Estados Unidos.
[…]
O seu entusiasmo quase juvenil vem da sua mente brilhante. Muitos livros e catálogos recentes mostram a crescente importância dada a este arquitecto. A sua liberdade intelectual é um exemplo para novos arquitectos. Para ele, a cultura, arte e arquitectura são uma só linguagem com muitas palavras de um longo alfabeto universal de transmissão de ideias.”


Documentos
Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

Newsletter JA

mais

 

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA