outros prémios nacionais
-
Prémio Estágios em Portugal e no Mundo: conhecer 'todos os fantasmas' da profissão
10.07.2014
O Conselho Regional de Admissão do Sul (CRAS) lança este ano a 2ª edição do Prémio Estágios em Portugal e no Mundo (PEPEM), destinada a valorizar e a dar a conhecer as histórias dos estágios profissionais realizados pelos arquitectos desde Setembro de 2007 até hoje.

Até ao dia 15 de Outubro está a correr o período para envio das candidaturas ao Prémio que se propõe "registar e divulgar as experiências e apresentar a forma como são conduzidas as obras físicas em que os arquitectos trabalham, assim como se pretende fomentar e abrir um espaço para a mostra das histórias e experiências únicas ocorridas em Portugal e no estrangeiro", lê-se no site do prémio.
"Poucas vezes os arquitectos podem ter um período [estágio] tão rico de aprendizagem como este. Tanto nas boas como nas más experiências, o período de acesso à profissão marca quem o faz. É esse facto que se pretende divulgar e valorizar".

Esta segunda edição do PEPEM reproduz na essência o modelo de concurso adoptado na edição inaugural do ano passado, mas expande as possibilidades que são dadas aos concorrentes para contarem a sua história. Desta feita, os novos arquitectos podem usar qualquer suporte como meio de expressão - seja ele vídeo, desenho/BD, fotografia, prosa, ou outro.

A composição do júri do Prémio pretende, de resto, ir ao encontro de todas as possibilidades e narrativas, sendo composto por um arquitecto, Telmo Cruz, um cineasta, João Salaviza e um escritor, Gonçalo M. Tavares (a confirmar).

Pretende-se que os concorrentes valorizem sobretudo os aspectos relacionados com o enquadramento da profissão, mas "interessa-nos conhecer todo o tipo de estágios, queremos conhecer todos os fantasmas que a experiência do estágio de acesso à Ordem dos Arquitectos suscita", explica o presidente do CRAS, arq. Paulo Tormenta Pinto, numa alusão à imagem ilustrativa do Prémio.

Ou seja, refere o regulamento, "queremos registar e distinguir a capacidade imaginativa dos concorrentes ao reflectir, relatar e expor as expectativas, as experiências vividas e suas repercussões. Como é que o estágio influenciou os primeiros passos e decisões, o futuro como arquitecto."

Tal como no ano passado, também este ano serão distinguidas cinco candidaturas, com base em critérios de "excelência e clareza da proposta enquanto esforço criativo", bem como o "espírito critico e capacidade de comunicação". O prémio é de 500 euros.

As propostas premiadas serão ainda integradas numa exposição dos trabalhos a concurso ao PEPEM, a ter lugar na Galeria da OASRS, sendo os autores convidados a apresentar o seu trabalho em registo de conferência na Ordem dos Arquitectos. Parceiro media desde a primeira hora do PEPM na divulgação do Prémio e dos premiados, o P3, projecto digital do Público, irá igualmente acompanhar esta segunda edição.

Saiba tudo sobre o PEPEM em www.premioestagiosoasrs.pt e candidate a sua experiência.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA