outros prémios internacionais
-
Prémio Piranesi Prix de Rome 2014 atribuído ao Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra
05.09.2014
O Piranesi / Prix de Rome foi atribuído, em Roma, na passada Sexta-feira, dia 29 de Agosto, ao Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne.

Trata-se de um dos mais relevantes prémios internacionais atribuídos a projectos construídos em conjuntos de importância patrimonial, com particular incidência na relação entre “projecto arquitectónico e herança arqueológica”.

Estavam nomeados para o Piranesi / Prix de Rome, 18 arquitectos de cinco países distintos (Espanha, Itália, Portugal, Suíça e Japão), que, ao longo do dia 28 de Agosto, apresentaram as 21 obras selecionadas, previamente, pelo Júri, compreendendo duas fases distintas.

No dia seguinte, pelas 18 horas, numa Cerimónia que encheu a Casa da Arquitetura, em Roma, foi comunicada a decisão final do Júri, que decidiu atribuir duas Menções Honrosas, às obras dos gabinetes espanhóis Paredes Pedrosa, de Madrid, e LAB PAP, de Valladolid.

O Primeiro Prémio foi atribuído em “ex-aequo” (à semelhança de edições anteriores), ao Museu Nacional Machado de Castro, de Gonçalo Byrne, e à Renovação da Praça da Basílica de Aquileia e respectiva nova ala, de Tortelli e Frassoni (Brescia, Itália).

Na atribuição do Primeiro Prémio ao Museu Nacional Machado de Castro, pesou a dimensão da obra enquanto condensador histórico das sucessivas contemporaneidades sedimentadas ao longo de cerca de 2000 anos, onde é possível compreender a própria evolução histórica da cidade de Coimbra, e a capacidade do novo edifício, em toda a sua complexidade, articular um registo contemporâneo, propiciando a leitura de um vasto e importante conteúdo expositivo, de forma a actuar como um novo catalisador cultural naquele que continua a ser o centro da cidade histórica, reminiscência do que terá sido o original Fórum de Aeminium (designação Romana da cidade de Coimbra).



Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA