outros prémios internacionais
-
Prémios Cerámica - Arquitectura/Interiorismo
05.12.2014

Prémio Arquitectura - Casa Príncipe Real (Lisboa, Portugal)
Autor: Camarim (Vasco Correia, Patrícia Sousa)





SINOPSE DO PROJECTO

Localizado a poucos metros do jardim do Príncipe Real, em Lisboa, este terreno de 41 m² permitiu a construção de uma pequena vivenda urbana de 5 pisos.

A exiguidade do lote conduziu a uma abordagem em que cada andar tem uma função e disposição diferente, em que todos os andares são ligados por um átrio vertical com uma geometria variável, com uma caixa de iluminação natural e progressiva. Além dessas qualidades espaciais, o átrio serve como uma chaminé térmica que resfria passivamente durante a primavera e verão e permite a troca de ar durante todo o ano.

A envolvente do edifício é uma abordagem contemporânea para telhas que cobrem o edifício anterior e que estava num estado avançado de decomposição. Foram definidas um conjunto de regras abstratas para transformar os azulejos num motivo original com um teste padrão abstracto, personificada em três partes distintas: uma telha plana base, uma telha em relevo e peças de aço perfuradas permeáveis à luz.

Dada a dificuldade que representava o plano de construção típico de uma pequena parcela, optou-se por um sistema de construção de aço leve -LSF- que tem um excelente desempenho térmico e acústico. É o primeiro edifício em Lisboa realizado através deste sistema.

Mais informação.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA