outros prémios nacionais
-
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
12.12.2014
Decorrem até 16 de Fevereiro de 2015, as pré-candidaturas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana - III Edição. Podem candidatar-se intervenções urbanas terminadas entre 1 de Janeiro de 2013 e 31 de Dezembro de 2014 e que não se tenham candidatado em Edições anteriores.
Para efeitos de candidatura as intervenções em edifícios com área bruta de construção inferior a 1000 m2 encontram-se isentas de qualquer pagamento.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que vai distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências. O contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano. As diferentes valências de uma iniciativa imobiliária de sucesso estarão em análise para premiar a excelência.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana vai distinguir as diferentes facetas que a reabilitação urbana vai assumir. As iniciativas nos territórios prioritários de requalificação urbana e as iniciativas que se foquem na renovação de edifícios, mesmo que não estejam presentes em zonas de reabilitação urbana. Um Prémio abrangente e que reconheça tudo o que se faz de melhor.

O sector do turismo está a assumir um grande relevo na reabilitação do centro das cidades, atraindo novos públicos e mais consumo. Como verdadeiro indutor da reabilitação urbana, todas as intervenções com impacto na atractividade turística da cidade ou da região têm lugar neste Prémio. Seja um hotel, um teatro ou apenas um restaurante, o contributo do turismo será premiado.

A economia social tem um papel central na revitalização das cidades, contribuindo à inclusão social e à manutenção dos tecidos sociais que estão em transformação nos processos de reabilitação urbana.

Qualquer entidade interveniente nos projectos pode apresentar a candidatura desde que acompanhada da devida autorização do proprietário.

Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana serão apresentados num Jantar de Gala a realizar no dia 15 de abril no Palácio Nacional de Queluz em Lisboa.


Júri
- André Jordan
- Augusto Mateus
- João Pedro Falcão de Campos
- Manuel Joaquim Reis Campos
- Vasco Peixoto de Freitas

Regulamento

Inscrições


Toda a informação


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA