prémios secil
-
-
Varanda. Espaço hiperfuncional em Lisboa © Ana Patrícia Santos
-
Aeroporto (+) Montijo. Definição de um aeroporto pós terminal para a cidade do Montijo © Gonçalo Duarte Pacheco
-
Valorização da área do Intendente © José Maria Gonçalves Vieira e Rodrigo Gorjão Henriques
-
Torre do Sol - Uma nova porta para a cidade © José Rafael Cerqueira Freitas
-
Centro de Documentação - Trindade | Porto © Rita Plácido Carneiro
Resultados Secil Universidades 2013
13.01.2015
O Prémio Secil Universidades Arquitectura 2013 distinguiu seis trabalhos. Felicitações aos autores dos projectos seleccionados e aos seus orientadores.

O Júri desta edição do Prémio
* presidido por João Luís Ferreira
integrou
* João Carlos Lopes dos Santos (Secretaria de Estado da Cultura)
* Carlos Prata (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto)
* Francisco Teixeira Bastos (Instituto Superior Técnico)
* João Belo Rodeia (Universidade Autónoma de Lisboa)
* Pedro Mendes (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa)
* Susana Tavares dos Santos (Universidade da Beira Interior)
* Teresa Novais (Universidade Lusíada do Porto)
* Joana Vilhena (Secil) e
* Ana Rita Santos (Ordem dos Arquitectos)
e decidiu premiar

* Ana Patrícia Neves Santos
* Gonçalo Sebastião Bastos Duarte Pacheco
* José Maria Amaral Santos Gonçalves Vieira
e Rodrigo Falcão de Campos Gorjão Henriques
* José Rafael Cerqueira Freitas
* Rita Plácido Carneiro


O Júri atribuiu também uma menção especial, não prevista no Regulamento do Prémio, ao trabalho de Ana Bruto da Costa, aluna da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, “O muro como intervalo habitado. Da cerca do convento de Santa Maria à revitalização da cidade”, orientado por Jorge Spencer e Pedro Pacheco.


Sobre os cinco trabalhos premiados o Júri registou em acta alguns aspectos que os distinguiram entre os 52 trabalhos apreciados:

Varanda. Espaço hiperfuncional em Lisboa
de Ana Patrícia Santos

Universidade Autónoma de Lisboa
orientador: Inês Lobo

Uma reflexão sobre o espaço público. As margens do Tejo apresentam-se como “varandas” de Lisboa e do Montijo, que ligam um sistema de espaços diversificados enquanto devolvem à população a frente de rio, gerador e fomentador de trocas, partilhas e experiências. O edifício Aeroparque desenvolve-se sobre uma laje coberta, uma varanda contínua, onde a vida urbana se desenrola em vários ambientes. Ensaio idealista que procura uma imagem épica, simultaneamente, futurista, pelo cúmulo de movimentos e funcionalidades, e hiper-sintética por conjugar o parque verde urbano e os múltiplos terminais de diferentes transportes e diferentes conteúdos num mesmo gesto.

Aeroporto (+) Montijo. Definição de um aeroporto pós terminal para a cidade do Montijo
de Gonçalo Duarte Pacheco

Universidade Autónoma de Lisboa
orientador: Inês Lobo

Exercício de integração de um aeroporto na cidade, tendo por base o estudo da sua evolução urbanística e a introdução de uma rede de percursos de metro ligeiro. O projecto considera a cidade como o “cenário” principal, onde o aeroporto e os elementos do programa dispersos pela cidade estão ligados por cinco percursos. O terminal interage com o território e com o pátio no interior do edifício, permitindo as vistas de quem chega e de quem parte. Ensaio sobre a integração de infra-estruturas de alto impacto numa normalidade urbana, quase doméstica. Os percursos e os seus destinos são gerados pela relação com o terminal que é um edifício “perimetral”, e por isso volumoso e presente, mas que gera um interior público que define uma nova escala e uma nova fronteira na relação do rio com a cidade.


Valorização da área do Intendente
de José Maria Gonçalves Vieira e Rodrigo Gorjão Henriques

Instituto Superior Técnico
orientador: Ricardo Bak Gordon

O programa introduz, num “organismo com falta de auto-estima” - a Mouraria - , novas valências que estimulam a convivialidade da população num encontro entre os equipamentos colectivos preexistentes e a construção de novos espaços. As duas peças propostas, implantadas num atravessamento perpendicular ao desenvolvimento natural do terreno, identificam a possibilidade de novas relações espaciais e sociais. A procura de unir e conjugar, através do desenho arquitectónico, espaços e edificações que interpelam e estimulam os moradores redesenhando estratégias para criação de uma comunidade.

Torre do Sol - Uma nova porta para a cidade
de José Rafael Cerqueira Freitas

Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
orientador: Paulo Providência

Um projecto de requalificação de um espaço urbano muito descaracterizado, a praça D. Dinis, entre as construções monumentais do Estado Novo e os monumentos históricos da Alta de Coimbra. O novo desenho da praça, agora livre de trânsito, propõe um arranjo do espaço público e a construção de uma série de equipamentos de apoio académico e social, com destaque para o volume horizontal da cantina em contraponto com a implantação e a proporção da torre, centro de recepção e informação sobre a universidade. Trata-se de uma requalificação urbana através da vivificação efectiva do lugar incorporando um edifício, a torre, como elemento simbólico e de referência.

Centro de Documentação - Trindade | Porto
de Rita Plácido Carneiro

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
orientador: Nuno Brandão Costa

A implantação do edifício sublinha a relação com a carga urbana envolvente e reformula o perfil da rua destacando algumas preexistências. O volume proposto intersecta uma plataforma que completa o desenho da praça da Trindade e intensifica as ligações com as ruas envolventes. O edifício relaciona-se também com o espaço verde desenhado no interior do quarteirão, para onde alguns dos espaços interiores estabelecem relação directa. Solução que promove diferentes frentes urbanas através de um continuo espacial interior e que gera uma vivência da relação interior-exterior actuante com a envolvente. Proposta com grande eficácia disciplinar no controle das escalas interior e exterior.


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA