outros prémios internacionais
-
Inscrições para prémio Europeu de Arquitectura | INTERVENÇÃO NO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO
09.03.2015
Estão abertas as inscrições até 15 de Abril de 2015

As inscrições para a 2ª edição do Prémio Europeu para AADIPA Intervenção no Património Arquitectónico, um concurso bianual organizado com o apoio da COAC (Associação Oficial de Arquitectos da Catalunha) e AADIPA (Associação de Arquitectos para a Defesa e Intervenção do Património Arquitectónico), cujo objectivo é distinguir as boas práticas patrimoniais e contribuir para a sua divulgação.

O prémio surge a partir da crença de que a herança, como veículo de integração social e um recurso vitalizante económico para a comunidade, merece ser apreciado e incentivado. No contexto actual, em que o património arquitectónico é considerado não apenas para ser um instrumento fundamental de conhecimento, mas também um recurso socio-económico de primeira linha para o desenvolvimento sustentável do território, a divulgação, distinção e reconhecimento de obras e projectos de qualidade que contribuam para a preservação da memória colectiva é um imperativo.

O concurso é destinado a consolidar-se como um catalisador e observatório de novos desafios adicionados à conservação e à intervenção no património construído pela globalização da arquitectura contemporânea . Todos os especialistas envolvidos na rede de acções referentes ao património: arquitectos, historiadores, arqueólogos, entre outros, podem participar no concurso que culminará com a cerimónia de entrega dos Prémios, que decorrerá em Junho de 2015, em Barcelona no âmbito da Bienal Internacional do Património Arquitectónico, organizado com o apoio de COAC, AADIPA e do Governo da Catalunha.

O Concurso está subdividido em quatro categorias:

Categoria A: Intervenção no património edificado
Todas as intervenções arquitectónicas, permanentes ou efémeras em propriedades arquitectónicas de interesse patrimonial.

Categoria B: espaços exteriores
Todas as intervenções no espaço público histórico, em ambientes de paisagens monumentais e culturais.

Categoria C: Planeamento urbano
Todo o trabalho de planeamento que visa a protecção, conservação e valorização do património arquitectónico.

Categoria D: Divulgação
Todas as iniciativas, actividades e acções que visam a divulgação dos valores do património arquitectónico.

Como requisito, todas as submissões devem ter sido realizadas ou publicadas no período de: dia 1 de Janeiro de 2008 e 31 de Dezembro de 2014.

O júri internacional da segunda edição será composto por arquitectos como: Antón Capitel, Toni Gironés, Malgorzata Rozbicka, Joaquín Pérez, José Luís Infanzón, Giuseppe Lonetti, Antoni Vilanova, Sonia Puente Landázuri, Cristopher Graz, Raquel Lacuesta e Miguel Angel Troitiño;

e os vencedores serão premiados com uma reprodução emoldurada de uma fotografia original por Francesc Catal à Roca e todos os finalistas, com um diploma do mérito.
Os trabalhos vencedores, finalistas e trabalhos apresentados farão parte do catálogo publicado para cada questão para documentar o evento.

Calendário

23 Dezembro 2014
A publicação do Regulamento do concurso;

23 Dezembro 2014 - 15 de Abril de 2015
Período de inscrição e apresentação de projectos

15 de Abril - Maio 2015
O período de avaliação dos projectos pelo júri

Junho 2015
Decisão do Júri e Cerimónia de Entrega dos Prémios


Informações e inscrições

www.eu-architecturalheritage.org
Marta Poch marta@martapoch.com 656 439 653
Maria Suarez maria@martapoch.com 675 337 268


Subscrever E-Newsletter



 

TSF

JA

JA PDF

Newsletter JA

mais

 

VOLCALIS
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA