prémios fad
-
Portugueses na corrida ao Prémio FAD
15.05.2015
Jornal Arquitectos é um dos finalistas Premis FAD Pensament i Critica
O Ozadi Tavira Hotel de Pedro Campos Costa, a Casinha no Porto de Paulo Moreira e a Casa E/C de Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira estão entre os seis finalistas da categoria de Arquitectura dos Prémios FAD 2015. O Jornal dos Arquitectos (JA), publicação da Ordem dos Arquitectos, está entre os finalistas na categoria de Pensamento e Crítica.

A embaixada portuguesa é marcante entre os projectos finalistas da edição deste ano. Na Categoria de Interiorismo estão três obras na corrida, respectivamente a Biblioteca São Paulo (Patrícia Marques, J. Paulo Costa), Casa da Cultura de Pinhel (Luís Sobral, Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Carlos Guimarães), ACAE – Apartamento na Calçada da Estrela (José Maria Cumbre, Nuno Sousa Caetano).

Na categoria Cidade e Paisagem o Armazém do Mercado, no Funchal, de Paulo David é um dos dois finalistas.

No que toca ao campo do Pensamento e Crítica há dois títutlos portugueses entre os nove escolhidos: o Jornal dos Arquitectos (JA), publicação da Ordem dos Arquitectos e o livro coordenado por José Neves "O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal".

No compto geral, um total de 16 projectos realizados em Portugal e Espanha foram seleccionados como finalistas nesta 56ª edição dos Prémios FAD de Arquitectura e Interiorismo, a que concorreram 458 obras. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 2 de Julho no Festival FADFest, em Barcelona.

O Júri, composto por Victor López Cotelo (presidente), Ignasi Bonet, Agustí Costa, Mónica Rivera, Mariana Pestana e Gabriel Valeri (vogais) avaliou um grande número de obras, desde logo na área da arquitectura onde, por tradição, é maior o volume de candidatos -175 nesta edição, a que se somam o Interiorismo com 111, Intervenções Efémeras com 63 e Cidade e Paisagem com 34.

Pelo segundo ano consecutivo, os Prémios FAD incluiram uma categoria Internacional com o objectivo de reconhecer obras de portugueses e espanhoís construídas no estrangeiro.

Um conjunto de nove obras de autores portugueses foram ainda distinguidas pelo júri na qualidade de seleccionadas. São elas, nas diferentes categorias:


Arquitectura

Estação de Canoagem de Alvega
Tiago Mota Saraiva, Andreia Salavessa

Edifício Central do Parque Tecnológico de Óbidos
Jorge Mealha

Torre de Palma Wine Hotel
João Mendes Ribeiro, Luísa Bebiano

Salão Paroquial do Juncal
Jordana Tomé | Vitor Quaresma atelier de arquitectura


Interiorismo

Kinematix
Diogo Aguiar, Teresa Otto, João Jesus

Sala em Pala
André Coelho, Nuno Melo Sousa, André Coelho

Cinema Ideal
José Neves


Cidade e Paisagem

Catedral de Luz
Paulo David, João Almeida


Pensamento e Crítica

Antonio Averlino Filarete: a cidade ideal
Domingos Tavares


Toda a informação.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA