outros prémios nacionais
-
-
José Manuel Fernandes ganha prémio da Universidade de Coimbra
19.11.2015

O arquitecto José Manuel Fernandes ganhou o Prémio Joaquim de Carvalho, atribuído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (UC), pela sua obra “Carlos Ramos – arquiteturas do século XX em Portugal”.

O prémio, que vai na 6.ª edição, foi atribuído por unanimidade do júri. Editado em parceria pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda e a Imprensa da UC, o livro é uma “obra de divulgação que reafirma a história e a historicidade como elementos fundamentais de compreensão das principais obras e projetos da arquitectura portuguesa do século XX” ao longo das inúmeras obras realizadas em Portugal pelo arquitecto Carlos João Chambers Ramos (Porto, 1897-1969) e por seu filho Carlos Manuel Oliveira Ramos (Oeiras, 1922-2012).

Obras marcantes do “Modernismo Português dos anos 1930, como o Pavilhão de Rádio do IPO e o Liceu D. João Ill em Coimbra, ou fundadoras de um espaço desportivo inovador, como o Estádio do Belenenses no Restelo (1952), ou ainda peças exemplares de Chambers Ramos e ou de seu filho Oliveira Ramos para o turismo (Hotel dos Templários em Tomar, 1967), para serviços (Companhia de Lapidação de Diamantes, actual RTP, Lisboa, 1966) e para a indústria (Laboratórios Pasteur, Lisboa, 1958), confirmam a força destas obras, ambas ligadas e fortalecidas pelos laços familiares”.

José Manuel Fernandes nasceu em Lisboa, em 1953, formou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e doutorou-se em História da Arquitectura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Tem sido ao longo das últimas décadas um dos grandes divulgadores da arquitectura, em particular da arquitectura portuguesa, junto do grande público.

Fonte: Diário Imobiliário


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA