outros prémios internacionais
-
Young Talent Architecture Prize
29.02.2016
O Prémio “Young Talent Architecture Prize” (YTAA) tem como objectivo apoiar o talento de arquitectos, urbanistas e arquitectos paisagistas recém-licenciados.
O YTAA surgiu a partir da curiosidade e interesse nos estágios iniciais de desenvolvimento dos alunos recém licenciados e um desejo de apoiar o seu talento na medida em que é esperado que entrem no mundo profissional.

Os projectos vencedores serão distinguidos pela sua excelência, autenticidade e carácter inovador, assim como, pela sua abordagem sustentável.

Os vencedores receberão um prémio monetário e farão parte da rede de arquitectos premiados. Além disso, terão a oportunidade de viajar, visitar e conhecer os melhores exemplos de arquitectura a nível internacional.

Procedimento

Nesta primeira edição, os projectos de final de curso nomeados serão do ano lectivo 2015-2016 das Escolas de Arquitetura, Planeamento Urbano e Arquitectura Paisagística da Europa. A Escolas apresentarão os projectos de final de curso que irão participar em cada edição do YTAA após um processo de seleção interna.

Os três vencedores serão escolhidos por um júri internacional entre nove finalistas; um grupo de trabalhos finalistas será selecionados para ilustrar diferentes formas de trabalhar, projectar e comunicar.

Todos os projectos indicados serão publicados online e passarão a fazer parte do arquivo da YTAA como o reconhecimento dos seus autores e respectivas Escolas.
Os três vencedores serão apoiados na criação de uma rede, da qual farão parte arquitectos e críticos envolvidos no Prémio da União Europeia para a Arquitectura Contemporânea - Mies van der Rohe (a EUMiesAward).
Os vencedores recebem um prémio de 5.000 € cada um, um perfil no Arquitectos Mundo, uma licença de utilização do Vectorworks, os seus projectos serão expostos na EU MiesAward, assim como, receberão um diploma.

Os projectos finalistas e os que fizerem parte dos selecionados também irão ser premiados; as escolas também irão receber um reconhecimento especial.

Organizadores

O Prémio “Young Talent Architecture Prize” (YTAA) é a mais recente adição ao Prémio de Arquitectura Contemporânea da UE - Mies van der Rohe: o prestigiado prémio de Arquitectura organizado pela Fundació Mies van der Rohe e da Comissão Europeia - Europa Criativa.

Calendário

2016
Fevereiro | lançamento do concurso
Fevereiro > Junho Registro das Escolas
15 de Julho > data limite para que o representantes submeterm informações sobre os autores de cada projeto
31 de Agosto > data limite para apresentação do projecto dos arquitectos recém licenciados
16 de Setembro > apresentação da lista dos candidatos selecionados
Setembro > reunião do Júri
Outubro > Anúncio dos vencedores e Cerimónia de entrega dos prémios
Novembro > Apresentação do Plano de Acção dos 3 vencedores
Novembro 2016-2017 Networking e colaborações

Os membros do Júri serão anunciados em Junho de 2016

Para mais informações:
www.ytaaward.com


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA