outros prémios nacionais
-
José Campos
Arquitecto Miguel Marcelino é o vencedor da 6º Edição do Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista
24.10.2016
O arquitecto Miguel Marcelino foi premiado com o Prémio Arquitectura em Tijolo de Face à Vista com o projecto Centro Escolar de Fonte de Angeão, onde foi utilizado o Tijolo Face à Vista Klinker Cinza Douro.

Este é um prémio instaurado em 2002 pela Cerâmica do Vale da Gândara, SA (CVG), com periodicidade bienal, um prémio que despertou grande interesse pelas edições anteriores, visível na elevada adesão ao Prémio que se materializou num total de 240 obras apresentadas nas cinco edições anteriores a esta. A qualidade da generalidade das obras concorrentes e o prestígio dos candidatos vencedores constituíram uma forte motivação para a Administração da Cerâmica Vale da Gândara (CVG) prosseguir a sua aposta neste prémio.

Este é um projecto datado de 2014 e acerca do mesmo, Miguel Marcelino explica: “O local de implantação da escola proporciona uma relação próxima com a natureza. Situada num meio rural, a nova escola básica com jardim de infância encontra-se rodeada de belas árvores adultas.

A proposta explora a relação interior com as vistas exteriores através de dois sistemas que vão ditar a organização espacial da escola: nas salas de aula procura-se a concentração dos alunos - deste modo as largas janelas são abertas para reentrâncias, como pátios privados, garantindo controlada luz solar e vistas diagonais para a envolvente. Nos espaços comuns acontece o oposto, vistas diretas e frontais para o exterior, largos campos de perspectiva em todas as direções bem como abundante iluminação natural em todos os amplos corredores da escola.”

Mais informações.



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA