outros prémios nacionais
Centro de Alto Rendimento do Pocinho
© direitos reservados
Adega Alves de Sousa
© direitos reservados
Espaço Miguel Torga
© direitos reservados
Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017 distingue Centro de Rendimento do Pocinho
28.04.2017
Na sua 5.ª edição, o "Prémio de Arquitectura do Douro 2016/2017" foi atribuído ao Centro de Alto Rendimento do Pocinho, da autoria do Arq. Álvaro Andrade.

O Júri, que contou com a presença da Arq.ª Cláudia Costa Santos, em representação da OA-SRN, atribuiu também duas menções honrosas, à Adega Alves de Sousa, da autoria do Arq. Belém Lima, e ao Espaço Miguel Torga, da autoria do Arq. Eduardo Souto de Moura.

Como se lê no seu Regulamento, o Prémio destina-se a "divulgar e promover a cultura arquitetônica na região do Alto Douro e as boas práticas no exercício da arquitetura em obras de construção, conservação e reabilitação de edifícios bem como intervenções de desenho urbano no espaço público" na paisagem classificada pela UNESCO em 2001.

Nesta edição foram apresentadas a concurso 20 intervenções com destaque para a construção, conservação ou reabilitação de unidades de alojamento turístico, adegas, museus e edifícios de serviços.


Edições anteriores
Lançado em 2006 pela Estrutura de Missão do Douro (EMD), o concurso é organizado pela CCDR Norte em parceria com a OA-SRN, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

2013/2014
Museu do Côa
arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel

2010/2011
Armazém da Quinta do Portal, em Sabrosa
arquitecto Álvaro Siza

2008
Museu da Vila Velha, em Vila Real
arquitecto António Belém Lima

2006
Adega da Quinta da Touriga, Foz Côa
arquitecto António Leitão Barbosa



Notícia no site da CCDR Norte


OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA