outros prémios nacionais
Casa E/CEscola Secundária Luís de Freitas Branco
O atelier Sami e o Atelier de Santos, na arquitetura foram os vencedores dos Prémios AICA 2015 e 2016
21.06.2017
Os artistas Jorge Queiroz e Daniel Blaufuks, nas artes visuais, o atelier Sami e o Atelier de Santos, na arquitetura, foram os vencedores dos Prémios AICA de Artes Visuais e Arquitetura relativos a 2015 e 2016.

O Prémio Artes Plásticas 2015 foi atribuído a Jorge Queiroz pela exposição "O Caso" realizada no Pavilhão Branco do Museu da Cidade, em Lisboa. Na exposição inaugurada a 28 de março de 2015 o artista, nascido em 1966 e que se dedicou bastante ao desenho, mostrou os seus trabalhos mais recentes, exclusivamente de pintura.

O Prémio Artes Plásticas 2016 foi atribuído ao fotógrafo Daniel Blaufuks pelas exposições "Léxico", realizada na Bienal de Vila Franca de Xira (em outubro passado), e "Tentativa de Esgotamento", realizada na Galeria Vera Cortês, em Lisboa (em dezembro do ano passado).

O Prémio de Arquitectura 2015 foi atribuído a SAMI (Miguel Vieira e Inês Vieira da Silva), pela obra Casa E/C, em São Miguel Arcanjo, São Roque do Pico, Ilha do Pico. Trata-se de uma casa de férias na ilha, que parte de uma ruína existente no local. "A casa, moldada no interior das paredes de pedra, foi desenhada com vãos generosos, para entrada de luz e para usufruto da deslumbrante paisagem, que se alinham e por vezes desacertam dos vãos pré-existentes da ruína, recriando enquadramentos e relações com o limite original da casa", descreve-se no site do atelier criado em 2005. A casa também já tinha estado nomeada para o European Union Prize for Contemporary Architecture - Mies van der Rohe Award 2015.

O Prémio de Arquitectura 2016 foi atribuído a Célia Gomes e Pedro Machado Costa pela obra Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos. Entre outros prémios, o projeto do Atelier de Santos também tinha estado nomeado ao prémio Mies Van Der Rohe 2016.

Os vencedores foram revelados, no Facebook, pela presidente do júri, Margarida Medeiros, e por outro dos elementos do júri, Victor dos Reis. Do júri fizeram ainda parte André Tavares, Manuel Costa Cabral e Inês Lobo. As decisões foram tomadas por unanimidade.

Fonte: Espaço Arquitectura


Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA