outros prémios nacionais
-
Prémio André Jordan, 2018
07.12.2018
Nem sempre é fácil compatibilizar os temas da arquitectura com os do imobiliário, mas o Prémio André Jordan é, seguramente, um passo importante no sentido da quadratura desse círculo.

De facto, ao distinguir trabalhos académicos que abordem de forma inovadora e transdisciplinar estes temas, está exactamente a contribuir para a análise de um assunto tão complexo quanto este e ao envolver nessa abordagem áreas tão diversas como as da sociologia, da economia, da geografia com abordagens mais técnicas ou da arquitectura.

Estamos, assim, a caminhar numa abordagem onde a complexidade das matérias exige uma essencial capacidade de síntese, inerente a um entendimento que se pretende simultaneamente especializado e abrangente destes temas.

Dividido na premiação de dissertações de mestrado, artigos científicos e teses de doutoramento, este ano foi distinguida uma dissertação do Politécnico de Turim sobre Turismo e Imobiliário em Lisboa, e um artigo abordando comparativamente as políticas de habitação em Portugal e na Dinamarca, apresentado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O prémio principal esse foi para uma tese de Doutoramento do Instituto Superior Técnico com o título “A Avenida Almirante Reis, uma história construída do Prédio de rendimento em Lisboa”, do arq. João Appleton.

José Manuel Pedreirinho


O Prémio André Jordan é organizado pela Confidencial Imobiliário. Toda a informação sobre o Prémio no site.



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA