prémios fad
-
Tornar visível o invisível. Premi FAD de Pensamiento y Crítica 2020
29.07.2020
Felicitações para Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais, coordenadores de Viagem ao Invisível: espaço, experiência, representação (edição Purga, 2019), obra distinguida com o prémio de “Pensamento e Crítica 2020” dos Premis FAD, atribuídos anualmente pela ARQUIN-FAD, Associació Interdisciplinària del Disseny de l’Espai del Foment de les Arts i del Disseny.

[Os autores] Vão construindo uma realidade intelectual, uma realidade do pensamento da arquitectura que é capaz de ter uma acção crítica sobre o presente e fazer-nos, a nós como leitores, olhar e redescobrir os objectos da arquitectura com um novo olhar. Com uma nova ambição para a transformação e o habitar do mundo em que vivemos.
André Tavares (Presidente do Júri)

A viagem ao invisível partiu a 10 de Junho de 2016, com a participação dos viajantes Álvaro Domingues, Nuno Cera, Ricardo Castro, Spela Hudnik e Tatiana Macedo, a que se acrescentaram os textos críticos de Eliana Sousa Santos, Inês Moreira, Susana Oliveira e Susana Ventura.

Este projecto de investigação deu origem, em 2017, a uma exposição no Teatro Thalia com o apoio da Direcção-Geral das Artes e o livro foi apresentado em Abril de 2019 no Palácio Sinal de Cordes, sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa.

Organizado em volta de 15 casos de estudo no Centro e Sul do Portugal, o livro explora a questão da invisibilidade nas suas dimensões doméstica, social, cultural, lúdica, religiosa, médica, militar, industrial e infra-estrutural, congregando material documental, técnico e artístico, que permite construir narrativas abertas sobre o passado, o presente e o futuro destes lugares.

O Júri do Prémio integrou André Tavares, que o presidiu, e Carolina B. García-Estévez e Marc Longaron.

De entre 10 seleccionados, depois três finalistas, “Viagem ao Invisível” é a obra premiada na edição 2020!

Toda a informação sobre os Premis FAD.


OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA