premiação nacional
-
VENCEDORES PRÉMIO ARQUÉTIPO
25.09.2020
Prémio Arquétipo - 2.ª Edição Distingue Solução Inovadora para a Filstone.

Produto será apresentado na Concreta 2021, no espaço OASRN.



O arquitecto Jérémy Pernet é o vencedor do Prémio
Master de Investigação do Prémios Arquétipo – 2.ª Edição
.

O prémio foi entregue hoje pelo Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Dr. João Neves, numa cerimónia que teve lugar na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN), entidade promotora do galardão e transmitida em streaming.

Jérémy Pernet ganhou o prémio com uma proposta desenvolvida para a FILSTONE. Com o prémio, no valor de 6 mil euros, o Arquitecto e a empresa irão desenvolver um protótipo que será apresentado na Concreta 2021 e posteriormente lançado no mercado.

Na mesma cerimónia foram ainda distinguidos com o Prémio Inovação N41º - ARCH VALADARES o arquitecto José Cardoso, com um prémio de 2500€, e o ao arquitecto Sérgio Mendes, a quem foi atribuída uma Menção Honrosa.

Para Conceição Melo, presidente da OASRN, “este é para a Ordem dos Arquitectos um momento especial porque chega ao fim a 2.ª edição do Prémio Arquétipo, um prémio que tem na sua génese um trabalho colaborativo entre a Ordem dos Arquitectos e empresas do sector da construção. Trazer a investigação e a inovação para o centro do processo produtivo é um objectivo que terá, sem dúvida, impacto na competitividade da nossa economia, mas também no reconhecimento público da nossa profissão”.
A presidente da OASRN salientou, ainda, a importância do apoio do Gabinete do Ministério de Estado, da Economia e Transição Digital a esta 2.º Edição e realçou o papel das empresas parceiras; “Estas parcerias que unem técnicos, empresas ligadas à construção, empresas de serviços, órgãos institucionais e governo, são o futuro da nossa economia e da nossa profissão.
Esta é a segunda edição de um prémio que, faz todo sentido continuar, explorando sinergias entre os arquitectos, técnicos de áreas disciplinares complementares e a produção para encontrar as melhores soluções adaptadas aos desafios emergentes
que não podem esquecer a emergência sanitária, climática e ambiental.
Este é o desafio do futuro e o que queremos ver desenvolvido nas próximas edições”.


O prémio teve como parceiras as empresas Arch Valadares, FILSTONE e MAPP, que desde o início estiveram receptivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização.

OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA