outros prémios internacionais
-
A Pladur® celebra a 30ª Edição do Concurso de Soluções Construtivas em ambiente virtual
28.10.2020
A ETSA de Sevilha foi galardoada com o prémio de 6.000€ com o projecto “ESTÍMULO” de Marta Colón Paniagua, Francisco Sánchez Salazar e María Celeste Abelenda.

A Pladur® organizou a entrega de prémios da 30ª Edição do Concurso de Soluções Construtivas num ambiente completamente virtual. Um evento que completa 30 anos de história numa situação atípica marcada pelo contexto da pandemia da Covid-19.

O Concurso de Soluções Construtivas nasce do compromisso da Pladur® para com a universidade. “Uma relação estratégica que permite unir a criatividade da universidade com o pragmatismo da empresa e participar na formação de futuros arquitectos com os sistemas mais eficientes e mais utilizados no mundo de tabiques interiores, os sistemas Pladur®” sublinhou no seu discurso Enrique Ramírez, Diretor Geral da Pladur®.

Depois de três décadas este evento converteu-se num certame de referência internacional e um dos mais cotados do sector, graças à participação de mais de 15.000 alunos de 30 universidades e escolas de arquitectura de Espanha e Portugal, ao apoio da Ordem dos Arquitectos de Portugal e do Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España e à colaboração de coordenadores e jurados que deram sentido a esta iniciativa.

Mais de 300 convidados compareceram virtualmente a um encontro carregado de emoção, onde estiveram presentes, através dos seus avatares personalizados: alunos, professores, vencedores de outras edições, membros do júri, representantes dos meios de comunicação e pessoal da Pladur®.

O objectivo desta edição, com o tema “O Inédito da Arte” centrou-se na reflexão sobre a experiência humana num espaço expositivo (Museu IVAM de Valência), onde se procura envolver os visitantes, criando uma experiência através dos cinco sentidos.

A recepção dos convidados teve lugar num cenário virtual, onde os avatares podiam interagir e aceder a diferentes espaços concebidos para esta ocasião tão especial: a biblioteca onde se podiam percorrer os 30 anos de história do Concurso, a zona de networking com uma interessante exposição comercial da gama Pladur®, a galeria de projectos vencedores, o auditório e a sala de concertos.

Às 20h começou a cerimónia de entrega de prémios no auditório virtual que contou com a participação de prestigiados arquitectos: César Frías, sócio director de MORPH Estudio, Alfredo Payá, fundador do estúdio NONAME 29 e o arquiteto João Mendes Ribeiro, fundador de um atelier com o seu nome.

O projecto “Vergel” dos estudantes Luis Moreno Perona e Álvaro del Río Barrena da ETSA de Madrid, conseguiu o terceiro prémio ou Menção Pladur® BIM, que entregou Marta Mahmud, BIM Manager do estúdio de arquitectura de Rafael de la Hoz.

O segundo prémio ou prémio para a Melhor Solução Construtiva, entregue por Jorge Mealha e Laureano Matas, foi o projecto “Constelación Sensorial” realizado por Marta Martínez Vera, María Elena Sanz Ferrero e Claudia Patricia Vallelado Cordobés.

O grande momento da noite chegou com a entrega do trigésimo prémio para o Melhor Projecto de Arquitectura 2020, no valor de 6.000€, que foi entregue pelo Sr. Enrique Ramírez, director geral da Pladur® junto com os avatares dos vencedores da passada edição: Javier Olacia, Gonzalo Marializo e Germán Bosch. O projecto vencedor foi “Estímulo” dos alunos Marta Colón Paniagua, Francisco Sánchez Salazar e María Celeste Abelenda da ETSA de Sevilha. Pela sua integração na cidade, pelo design cuidado do espaço, pelo tratamento do solo como fachada e pelo amplo uso do material Pladur®, com diferentes possibilidades, não apenas como tabique.
O evento decorreu de forma dinâmica, divertida e segura. Uma festa com photocall e concerto de primeiro nível, com Juan Magán, serviu para acabar com chave de ouro esta experiência 3D única e inesquecível, possível graças ao trabalho e sobretudo, à inovação.

Sobre Pladur®
A Pladur® inova a pensar na saúde e no bem-estar das pessoas. Assim se define a marca, líder há mais de 40 anos; precursora da instalação da placa de gesso laminado em Espanha. A Pladur® oferece Sistemas Construtivos de alta qualidade que cumprem com os requisitos normativos graças a rigorosos ensaios e garantias, de acordo com diferentes exigências técnicas: resistência perante o fogo, isolamento e acondicionamento acústico e isolamento térmico.
Ser líder não é fácil. A Pladur® tem atingido o seu prestígio graças a uma ampla rede de distribuição e a uma estreita relação com os seus clientes, que, ao mesmo tempo, foram aumentando a excelência do serviço tornando mais competitivos, se isso for possível, os seus produtos. A marca Pladur® é o seu próprio selo de qualidade e este sinal de identidade é a sua principal vantagem competitiva.
O centro de produção da Pladur® em Valdemoro (Madrid) dispõe da mais avançada tecnologia industrial no fabrico de Sistemas Construtivos à base de PYL e onde se fabricam os componentes dos Sistemas Construtivos Pladur®: Placas, Tectos contínuos, Tectos falsos, Perfis e Pastas.
Mais informação em http://www.pladur.pt/



OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA